domingo, 25 de maio de 2014

Balanço da 7ª Rodada do Brasileirão

A primeira parte do Brasileirão, realizada antes da Copa do Mundo, está chegando ao fim, e mostra Cruzeiro e Fluminense como os melhores times e que possuem elencos mais numerosos e homogêneos. Ainda teremos mais duas rodadas, e apesar da pequena distância entre os times, já seria possível traçar o tricolor carioca e a Raposa como favoritos ao título, se não tivéssemos uma enorme parada para a Copa do Mundo, que quebrará o ritmo e poderá oferecer novidades para o Campeonato.

Na sétima rodada, tivemos 19 gols marcados, o que dá uma média de 1,9 gols/partida. Mais de 1/4 destes gols saiu do confronto entre Sport 1 x 4 Corinthians, onde o time Paulista se recuperou após dois insucessos em casa e está na cola do G4. Do outro lado, Alético-MG x Criciúma e Santos x Flamengo foram os 0x0’s da rodada. O nível continua ruim e não tenho mais expectativas de melhoras, já que é necessário uma mudança de visão e revolução para que o futebol disputado no Brasil melhore. 

As campanhas fora de casa começam a fazer a diferença, e ensaiam um duelo entre Cruzeiro e Fluminense pela liderança da parada da Copa do Mundo. Ambos possuem cinco vitórias em sete jogos, sendo que os mineiros conquistaram três fora de seus domínios, enquanto que o Fluminense conquistou duas. O time mineiro realizou mais jogos fora de casa (3x4) enquanto que os cariocas jogaram mais em casa (4x3), o que dá uma vantagem ao Cruzeiro, além deste já estar na liderança por um ponto. 

Fotos: UOL
Não vejo o Brasileirão num todo como equilibrado, já que há vários times abaixo da critica e que deverão fazer poucos pontos na tabela, aumentando o nível de exigência.  O que temos são vários times na disputa entre os primeiros, que poderão ser sete ou oito. Nessa disputa é necessário analisar a pontuação fora de casa, que está fazendo a diferença já que os clubes tendem a um aproveitamento próximo do máximo nos jogos em casa, além da proporção de jogos, tendo em vista que há um grande erro na tabela para favorecer a transmissão da TV, fazendo com que algumas equipes joguem duas partidas consecutivas em casa, o que faz com que algumas tivessem 3 jogos em casa nas 4 primeiras rodadas.

O terceiro lugar ficou com o Goiás, que venceu fora de casa o pior time do campeonato. A equipe goiana também possui mais jogos fora de casa até agora no campeonato (3x4), conseguindo duas vitórias e um empate.  Em casa o time também se saiu bem, com duas vitórias e um empate, o que lhe dá conforto neste início de campeonato, já que não projeto os esmeraldinos entre os postulantes ao G4 neste momento.

Os paulistas estão formando um bloco próximo ao G4, já que Palmeiras, Corinthians e São Paulo estão respectivamente entre o 5º e 7º lugar. Ambos os times apresentam deficiências e em virtude delas perderam pontos, porém São Paulo e Corinthians poderão fazer um bom Brasileiro. O Palmeiras eu já projeto uma condição intermediária, a não ser que Gareca consiga melhorar expressivamente o futebol do time com basicamente o elenco mediando na qual os outros treinadores não conseguiram, tendo em vista que o clube passa por dificuldades financeiras e não deverá efetuar grandes investimentos. Acredito que dificilmente não tenhamos um paulista no G4 ao fim do Brasileirão, já que os times tem poder de investimento e contarão com reforços na parada do Campeonato.  

A cada rodada, Flamengo e Botafogo confirmam-se como grandes decepções, pois não conseguem superar seus problemas e estão atolados na parte de baixo da tabela. Ambos possuem elencos fracos, e se não contarem com reforços, deverão ter problemas até o final do Campeonato na luta para manterem-se na Série A, embora não sejam os quatro piores times do campeonato. 

Vejo o Brasileirão com três grandes grupos, que ficarão ainda mais evidentes na medida em que o campeonato for se desenrolando e a pontuação dos times for diferenciando-os. Temos o bloco os ponteiros, que na minha visão são sete ou oito dependendo do Atlético-MG (além de Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Internacional), o dos intermediários que vencem um ou outro jogo e empatam bastante, além de conseguirem tirar alguns pontos dos ponteiros, enquanto que temos os sacos de pancadas, que tendem a perder para os ponteiros, conseguindo arrancar poucos pontos da turma do meio. Atualmente, os três catarinenses e o Coritiba estão nesse grupo, porém ainda tenho a esperança que os paranaenses consigam se reforçar e evoluir no campeonato. 

O Coritiba é o único que não venceu no campeonato, e por isso não é surpreendente o fato de estar no 19º lugar. O Figueirense é o mais fraco do Campeonato e só venceu o jogo da estreia do Itaquerão em condições circunstanciais. Depois de sete rodadas, perdeu seis, enquanto que o histórico gol de Giovanni Augusto foi o único do time até agora.  A Chapecoense ensaia uma recuperação com a vitória por 2x0 contra o Palmeiras, porém não tem bala na agulha para ir longe, e dificilmente escapará do descenso. O Criciúma ocupa circunstancialmente o 12º lugar, já que suas duas vitórias até agora foram contra os seus rivais catarinenses, além de dois empates contra Inter e Atlético-MG, que servirão para complicar as pretensões de ambos os times.

A temática do post foi usar a matemática e a tabela para deixar coerente a condição das equipes, já que a tabela de jogos faz diferença em uma medição rodada a rodada, gerando distorções e trazendo falsas esperanças para os desavisados torcedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário