domingo, 4 de maio de 2014

Balanço da 3ª Rodada do Brasileirão 2014

E a terceira rodada do Brasileirão terminou com quatro equipes com sete pontos, dividindo a liderança, com sete pontos. O saldo de gols coloca o Corinthians em primeiro, enquanto os gols marcados colocam Cruzeiro, Internacional e Goiás respectivamente entre 2º e 4º lugares.

Foram 25 gols, aumentando a média para um razoável 2,5 gol/partida. Flamengo 4 x 2 Palmeiras e São Paulo 2 x 2 Coritiba foram os grandes responsáveis pelo aumento da média, enquanto Santos x Grêmio foi o único 0x0 da rodada. Enfim, apesar da pobreza técnica dos jogos, os times resolveram buscar a vitória, já que tivemos apenas dois empates, com quatro vitória dos mandantes e quatro de visitantes. Também tivemos o público de mais de 50mil pessoas no Maracanã para Fluminense 1 x 2 Vitória, que é o maior do futebol brasileiro em 2014.

Site Cruzeiro
O Cruzeiro foi o grande vencedor, já que enfrentou o Atlético Paranaense no Mané Garrincha (em virtude de punição ao time paranaense pelo confronto entre torcidas no jogo contra o Vasco) com time misto e venceu por 3x2 de virada, mantendo-se no bolo dos primeiros, mesmo tendo a Libertadores como prioridade.  Vários times com elencos qualificados não ganharam o Campeonato em anos anteriores em virtude de perderem pontos nesta fase de priorização, algo que o time mineiro ainda terá que conviver ao longo de grande parte do 1º turno do campeonato.  O time mineiro é o único que ainda tem novidade para mostrar neste campeonato, e se mantiver este ritmo, terá totais condições para chegar até a 9ª rodada como um dos líderes, para quem sabe na volta após a Copa do Mundo rumar ao bicampeonato.

O Internacional é outro time que me anima, pois mostra um futebol diferenciado da maioria das outras equipes, apesar de apresentar falhas que estão comprometendo a sua campanha. O time colorado teve totais condições de sair como líder na rodada e até liderar isoladamente se voltarmos ao jogo contra o Botafogo, porém apresenta um “apagão” em meio à segunda etapa que o faz perder saldo de gols e até pontos, como foi no confronto contra o Fogão. Corinthians e Goiás ainda não me animam, apesar de estarem no bolo dos melhores sem ter sofrido nenhum gol sequer. O Timão lidera por ter marcado 3 gols, enquanto os esmeraldinos ainda foram mais eficazes, pois marcaram dois. O time paulista tem em Elias o grande reforço que poderá jogar na volta do Campeonato, pois acredito que mais uma vez a janela será antecipada para que os atletas já possam jogar na 10ª rodada.

Uol
No mais, até agora o campeonato está marcado pelo anti-jogo, já que o tempo de bola rolando de nenhum jogo até agora do campeonato não chega ao mínimo estipulado pela FIFA, que é 60 minutos. Na primeira rodada, a média ficou em 54 minutos, o que é muito pouco para que possamos ter um jogo qualificado. Há muito contato físico que ocasionam faltas, além de os jogadores preferirem se atirar ao tentar uma jogada ou até deixar a bola sair, para ganhar tempo. Um exemplo é o jogo Chapecoense 0 x 1 Corinthians da terceira rodada, que teve pouco mais de 40 minutos de bola rolando. Com tantas paradas, o gol só poderia ter surgido após uma sucessão de falhas. 

Os árbitros ajudam ao assinalar qualquer infração, mesmo que seja visivelmente cavada ou até mesmo inexistente. Outros dados são problemáticos como a quantidade de passes errados, que atrapalham a evolução dos jogos, bem como o grande número de cruzamentos e lançamentos, cuja porcentagem de acerto é mínima. Há ainda um baixo número de conclusões, o que mostra a falta de intensidade dos jogos, quase sempre caracterizados como sonolentos.  É em virtude destes números que aposto em Internacional e Cruzeiro pelo menos até a 9ª rodada para duelar pela liderança, já que é impossível prever o que acontecerá após a parada para a Copa do Mundo.

Na parte de baixo da tabela alguns times me preocupam, principalmente os catarinenses. Figueirense e Chapecoense parecem ter entrado para não sair mais na Zona do Rebaixamento, já que não vejo qualidade para que façam boas campanhas. O Figueira é o pior time do campeonato até então e não marcou um gol sequer em três jogos, possibilitando uma ascensão momentânea do outro catarinense, o Criciúma, que na minha visão é o único que pode se salvar tendo em vista o plantel atual. Não tenho convicção na capacidade destes times em contratar soluções na parada da Copa do Mundo, já que trabalham com orçamentos modestos, então prevejo muitas dificuldades para que se mantenham na Série A. 

Site Atlético-MG
Atlético-MG e Botafogo estão na depressão pós-eliminações da Libertadores e ainda não encontraram o seu rumo. No Galo, a responsabilidade é do presidente, que confessou o erro de planejamento ao demitir Autuori, que não mostrou a que veio no time mineiro. Porém contratou Levir Culpi, que até agora, apenas conseguiu inimizades entre o grupo de jogadores em virtude de críticas públicas a alguns atletas do elenco. O treinador tem histórico no clube, porém não sei se conseguirá se manter por muito tempo, pois o time está em queda livre no campeonato. 

Já o Botafogo enfrenta graves problemas financeiros, e tenta na base da camaradagem a qualificação do elenco, inclusive ao ressuscitar Carlos Alberto. Ainda não acredito em queda de nenhum deles, porém será necessário replanejar o plantel na parada da Copa do Mundo. Colocaria ainda o Palmeiras no roll de times que estão enfrentando problemas, já que o alviverde paulista sofreu duas derrotas em três jogos e vê o treinador Gilson Kleina ameaçado, apesar do time ter sido enfraquecido com a perda de jogadores importantes, como Alan Kardec, além de não ter se reforçado adequadamente para a Série A.

Outro destaque negativo é as campanhas de Coritiba e Santos, que empataram seus três jogos até agora.  O Peixe caiu muito de produção desde a fase final do Paulistão, e não se encontrou no Brasileirão, onde, convenhamos, o nível de exigência é bem mais alto. O time santista equivocou-se ao gastar uma fortuna com Leandro Damião ao invés de usar o valor para contratar um maior número de jogadores, e agora se ressente da má fase de suas grandes figuras, além de os jovens sentirem a pressão do momento e caírem de produção. O Coritiba eu não nutro grandes expectativas, porém não acredito que o clube venha a cair. Deverá ser um dos moribundos da tabela.

Espero ver uma quarta rodada com jogos mais bem qualificados tecnicamente. Porém, a tendência me alerta que a mesmice reinará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário