quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Inter começa 2014 de forma preocupante

O ano de 2014 já começou para o Internacional, que treina em Gramado para a disputa das competições da temporada. Sem Libertadores e apenas com o Gauchão neste primeiro trimestre, o clube resolveu privilegiar a preparação e disputará os primeiros jogos da temporada com o seu time Sub23, comandado por Clemer.

No entanto, as atenções estão voltadas ao grupo principal, comandado por Abel Braga, que busca se redimir da péssima temporada anterior, onde o clube correu até a última rodada risco de Rebaixamento para a Série B. O grupo sofreu uma pequena reformulação, com as saídas de Gabriel, Kléber, Airton, Bolatti, Leandro Damião e possivelmente de Scocco, que pediu para ser negociado. Até o momento, foram contratados o goleiro Dida, os laterais Gilberto e Alan, os zagueiros Ernando e Paulão, o volante Aranguíz e o atacante Wellington Paulista.

Dos nomes contratados, apenas as contratações de Dida, Ernando e Aranguíz mostram um acréscimo em relação ao elenco da temporada anterior. Os demais entram no chamado rol de apostas, política deste grupo que dirige o Inter desde 2002 e que tem fracassado nos últimos anos. Além de contratar poucos jogadores para a titularidade, o clube erra no tempo de duração dos contratos de pelo menos dois deles. O goleiro Dida assinou um contrato de dois anos. Isso representa que no final de 2015 o goleiro estará com 42 anos. Já o chileno Aranguíz veio com contrato até Agosto, momento na qual o ritmo das principais competições da temporada (Brasileirão e Copa do Brasil) se acentua.

O time-base será basicamente o mesmo de 2013, projetado no 4-2-3-1 com Dida, Gilberto, Ernando, Juan, Fabrício, Williams, Aranguiz, Alex (Jorge Henrique), Forlán (Otávinho), D’Alessandro e Rafael Moura (Wellington Paulista/ Forlán). A aposta mesmo será em Abel Braga, que buscará repetir seu vitorioso ano de 2006.

Fora de campo, o clube também está efetuando mudanças. Tão logo a temporada de 2013 terminou, Luís César Souto de Moura saiu do departamento de futebol, deixando Marcelo Medeiros como ficha 1 do futebol Colorado na vice-presidência. Medeiros ganhou o apoio dos diretores Roberto Melo e Eduardo Lacher e nesta semana anunciou os desligamentos do assessor de imprensa Nobrinho e do diretor executivo Newton Drummond, o Chumbinho, cuja atuação era questionada por grande parte da torcida.

Chumbinho estava com o grupo de jogadores em Gramado, quando recebeu a notificação de Medeiros para ir a Porto Alegre, onde recebeu a noticia do desligamento sob a alegação de necessidade de restruturação do futebol do clube. O vice-presidente anunciou Jorge Macedo, então coordenador geral das categorias de base, para o carco de Gerente de Futebol, que na prática poderá representar um retrocesso do clube em prol da profissionalização, já que o Diretor Executivo era um cargo remunerado e em muitos clubes é utilizado como a principal função do futebol, responsável por gerenciar o grupo de jogadores, negociações e logística do futebol do clube.

O que me espanta é que esta atitude tenha sido tomada em vias de iniciar os jogos da temporada, o que mostra uma total falta de planejamento. Mesmo que no Internacional as principais funções do departamento recaiam sobre o vice-presidente, uma mudança de estrutura depois de um período de mais 30 dias de recesso não é um bom sinal, e mostra que o clube não está aprendendo com seus erros recentes.

Imagino que o clube ainda conte com a contratação de reforços, principalmente depois que o potencial do grupo for colocado à prova nos jogos oficiais. Abel Braga é capaz de melhorar o fraco futebol de 2013, porém a esperada revolução do plantel que poderia trazer uma nova perspectiva ao Inter em 2014 ainda não veio e, pelo jeito, não virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário