segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Grêmio principal vence com naturalidade na estreia

Neste domingo, pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho, o Grêmio estreou oficialmente em 2014 e goleou por 4x0 o Aimoré na Arena. Os gols foram marcados por Barcos, Bressan, Edinho e Kléber.

Jogando em casa contra um dos mais fracos times do Gauchão, que tem como melhor campanha o Time B do Internacional com 100% de aproveitamento, Grêmio mostrou a sua cara de time para 2014, agora sob o comando de Enderson Moreira. E a primeira impressão foi positiva, com características bem diferentes da equipe treinada por Renato Gaúcho em 2013, apesar do time-base continuar o mesmo. 

O time titular não foi o definitivo, pois o zagueiro Geromel e o meia Alan Ruíz ainda não tinham condições de jogo, enquanto que Zé Roberto e Souza ainda resolvem suas permanências no tricolor. Mas foi possível visualizar que Enderson escalará o time em um 4-2-3-1, com Maxi Rodríguez e Kléber como wingers na direita e esquerda respectivamente, enquanto um camisa 10 ficará centralizado na articulação, algo que excepcionalmente não foi possível neste confronto, devido aos desfalques de Zé Roberto e Alan Ruíz, e o fato de Riveros não ter esta característica, o que deixou o time com praticamente 3 volantes e parecido com o 4-3-3 utilizado em boa parte da temporada anterior, já que Kléber e Maxi tiveram vocações mais ofensivas, em uma variação que poderá ser utilizada.

Quanto ao comportamento em campo, o Grêmio de Enderson visou trabalhar com a posse de bola, trocando muitos passes. O time apresentou principalmente na primeira etapa muita movimentação, intensidade e aproximação, que somado com a velocidade permitiu que o tricolor fizesse o escore com facilidade. Outra característica foi o fato de o Grêmio fazer várias inversões, que tiravam a previsibilidade do time na evolução das jogadas. 

O Aimoré foi ofensivamente inofensivo, o que não permitiu melhores observações em relação ao sistema defensivo tricolor. Quando chegou, Marcelo Grohe mostrou-se bem posicionado, efetuando pelo menos duas defesas difíceis. A fragilidade do adversário também não permitiu maiores observações a respeito da transição do meio-campo para o ataque, já que sem um meia típico de articulação, a tendência é de dificuldades de articulação contra uma equipe mais forte.

Diante do jogo, pode-se concluir, em uma primeira impressão, que a equipe do Grêmio é promissora e foca o jogo coletivo. Porém foi um teste que mais serviu para ver o comportamento do time do que a sua força para a temporada, já que apenas no GreNal será possível uma melhor observação do potencial tricolor para a temporada e suas principais competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário