sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Internacional faz uma limpa na comissão técnica

A iminente queda de Dunga após a derrota contra o Vasco em Macaé tornou-se oficializada pelo Inter pouco após o meio-dia desta sexta-feira. O clube resolveu fazer uma limpa em toda a comissão técnica, anunciando via nota em seu site oficial a saída do treinador, em conjunto com o preparador físico Paulo Paixão, o auxiliar técnico Andrey Lopes, o preparador de goleiros Rogério Maia e o auxiliar da preparação física Mauro Cruz.

Ainda não há definição do substituto, cujo nome mais forte é o de Abel Braga. Enquanto não houver definição, o ex-goleiro e agora treinador Clemer assumirá o comando interino do time. Outros nomes também foram especulados: Tite, Mano Menezes e Celso Roth.

A situação atual do Inter no campeonato exigia mudanças, pois o clube estava em queda livre na tabela e o aproveitamento recente dos últimos 15 jogos sugeria uma luta contra o rebaixamento. Não se via mais condição anímica e tática para que Dunga se mantivesse no posto e conseguisse reverter essa tendência. Como o preparador físico Paulo Paixão mostrou-se fiel escudeiro do treinador, acabou saindo em conjunto com Dunga.

Considero preocupante a saída do preparador físico e seu auxiliar, pois não passava pela parte física o problema do time, e a mudança de profissional nesta altura da temporada poderá acarretar mais problemas para o time.  

Resta saber se a mudança será apenas na comissão técnica ou se respingará no departamento de futebol, responsável pela composição de um elenco envelhecido e que onera demasiadamente a folha de pagamento do clube, especulada em R$ 9 milhões/mês para o futebol profissional, cujos resultados são pífios. Como o vice-presidente de futebol do clube Marcelo Medeiros e o diretor executivo Newton Drummont já deram entrevistas a respeito da mudança da comissão técnica, imagino que seguirão prestigiados no clube.

Crédito: AI Inter
Dunga foi o quinto treinador em três anos da gestão de Luigi. Vão-se os treinadores e ficam-se jogadores acomodados, veteranos e que oneram a folha de pagamento do clube. A direção não se atentou a este detalhe e, para complicar, contratou mais jogadores veteranos como Juan, Gabriel, Jorge Henrique e Alex. A situação financeira do Inter já inspira cuidados, pois o clube já solicitou adiantamentos de suas cotas de TV e empréstimos para manter as suas despesas de caráter continuado em dia. 

A gestão de Luigi encontra a sua maior crise, pois o problema é maior que uma simples troca de treinador. Resta saber se o presidente terá competência para afastá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário