domingo, 9 de junho de 2013

Brasil vence e alenta o torcedor

O Brasil não fez uma partida exuberante do ponto de vista técnico, porém mostrou mais time que a França e mereceu a vitória por 3x0, gols de Oscar, Lucas e Hernanes. Era a vitória que faltava para que o selecionado de Felipão ganhasse confiança para a Copa das Confederações, além de uma trégua aos olhos dos críticos em virtude dos maus resultados das partidas anteriores. De quebra ainda quebrou tabus, sendo um de não vencer o selecionado francês há 20 anos, além de vencer uma seleção campeã mundial depois de 4 anos.

Na primeira etapa, o Brasil não conseguiu encaixar o meio-campo, além de não mostrar soluções ofensivas, o que facilitou a marcação francesa, que se aproveitou do descontrole emocional brasileiro para dominar a posse de bola e chegar com perigo. Pra falar a verdade, o placar parcial foi justo, tendo em vista que nenhum time fez por merecer entrar no intervalo vencendo.

Felipão não alterou o time no intervalo, e o jogo estava no mesmo panorama, até que aos 8 minutos surgiu o primeiro gol brasileiro, depois de uma roubada de bola (faltosa) de Luís Gustavo em Giroud, que tocou para Fred achar Oscar livre para abrir o placar. 

A França até tentou reagir, e por pouco não empatou, porém aos poucos foi reduzindo o seu volume de jogo em virtude do cansaço físico, enquanto que Felipão, remediado com os últimos maus resultados, resolveu colocar Lucas, Fernando e Hernanes, deixando o time com três volantes e com jogadores leves no ataque para jogar recuado explorando os contra-ataques. 

E foi em dois contra-ataques que originaram os gols que geraram o confortável placar na Arena gremista: Aos 39, Lucas achou Neymar que serviu Hernanes para marcar o segundo, enquanto que já nos acréscimos, Marcelo conseguiu uma ótima jogada individual e foi derrubado na área, em um pênalti que foi bem cobrado por Lucas: 3x0.

Terra
Hernanes parece ter retomado o seu espaço na Seleção, tendo em vista que chegou a ser  escalado como titular, mas em 2011, em um amistoso contra a própria França, se queimou com o então treinador Mano Menezes ao arranjar uma expulsão e contribuir para a derrota da Seleção naquele jogo.  

Lucas foi outro que entrou bem na partida, enquanto que Neymar e Fred foram os destaques negativos. O centroavante do Fluminense vem sofrendo de um problema físico, enquanto que Neymar, talvez deslumbrado com toda a mídia e transferência para o Barcelona, vem atuando abaixo da crítica e, a certo ponto, prejudica a Seleção Brasileira no setor ofensivo.

Um dos grandes destaques do time de Felipão foi a compactação em campo, com marcação na saída de bola do adversário. Um dos lances mais evidentes foi a saída errada do goleiro francês Lloris, que por pouco não gerou um gol, se Neymar tivesse uma melhor tranquilidade para definir a jogada. 

Porém deve-se ter cautela para analisar a vitória e uma possível evolução da Seleção, já que a França de Deschamps tinha os desfalques de Ribery e Nasri, e até marcou bastante enquanto teve fôlego, porém não estava em clima de competição, o que acabou facilitando o jogo do Brasil na segunda etapa. Na primeira etapa criou dificuldades para o Brasil e isso não pode ser desprezado, apesar do placar amplo a favor do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário