Nesta quarta-feira, a Libertadores reserva o confronto entre os seus dois últimos campeões na Vila Belmiro. Infelizmente, devido ao embrolho envolvendo FoxSports/Operadoras de TV, o jogo ficará acessível para poucos, o que é uma pena, tamanha a sua importância. Felizmente, para os leitores do Blog, eu já possuo o canal e poderei assistir e depois comentar o que de melhor ocorreu na partida.
No último domingo assisti ao confronto entre Santos x Corinthians pelo Campeonato Paulista, em jogo vencido pelo placar mínimo pelos santistas, onde pude visualizar uma grande vitória, que poderia ter ocorrido por um placar maior. Em relação à temporada passada, o time perdeu o lateral Danilo (foi para o Porto), mas ganhou dois grandes laterais: Fucile (vindo do próprio Porto) e Juan (ex-São Paulo).
São dois laterais que se completam e que acrescentam tecnicamente ao time, que no Mundial sofreu por não ter um lateral esquerdo em condições de titularidade. Fucile fica mais posicionado, quase como um terceiro zagueiro, e assim permite o avanço de Juan pela esquerda para se juntar a Neymar. No meio, Henrique fica posicionado como primeiro homem, enquanto Arouca e Ibson iniciam a construção das jogadas, com o segundo seguidamente se juntando ao ataque como homem-surpresa, além de ter Ganso responsável pela articulação.
O gol da vitória foi um passe primoroso de Ganso para o avanço em velocidade de Ibson, que só teve o trabalho de desviar de Julio César.O Corinthians, que jogou basicamente para se defender, voltou para a capital paulista com uma derrota, visto que não teve força ofensiva para reagir, apesar de ter desperdiçado algumas chances.
Dorival Jr. escalará um Inter mais defensivo para enfrentar o Peixe, assim como fez Tite. No meio, um tripé de volantes, formado por Élton, Bolatti e Guiñazu, enquanto que Oscar e D’Alessandro ficarão mais à frente para assessorar Damião, e Dagoberto assistirá o jogo do banco. Com essa formação, o Colorado chamará o Santos para o seu campo, e terá que ter uma partida impecável em termos defensivos para trazer para Porto Alegre um empate, que parece ser o real objetivo do Internacional em Santos.
Não escondo de ninguém o meu repúdio por times excessivamente retrancados e prevejo enormes dificuldades para o Inter na Vila Belmiro. A defesa Colorada não tem a mesma eficácia da corintiana, que mesmo assim não conseguiu resistir ao ataque santista. A tática colorada não é à prova de gol, visto que um gol santista acabaria destruindo o objetivo, e forçaria o treinador a alterar o time para a entrada de Dagoberto.
Um bom resultado no 4-3-2-1 seria algo atípico, que faria com que o treinador Colorado pudesse calar a boca dos críticos, onde eu estou incluso. A identidade do time Colorado está fugindo de mãos dadas com a convicção do treinador, que parece estar disposto a montar escalações diferentes, conforme o adversário a ser enfrentado. Paralelo a isso o time vem jogando cada vez menos, e até agora só encantou no primeiro tempo contra o Once Caldas, na estreia da Pré-Libertadores.
A derrota para o Grêmio e a precoce eliminação da Taça Piratini não chegou a respingar na conta do treinador, porém um mal resultado com uma má atuação hoje na Vila Belmiro poderá gerar as primeiras contestações sobre o seu trabalho. Dorival Jr. foi contratado pelo grande time que foi capaz de montar no Santos em 2010, montando uma fortaleza ofensiva com nomes como Ganso, Neymar, Robinho e André no mesmo time. Em algumas ocasiões, chegava a escalar um quinto elemento ofensivo na figura de Madson, e toda esta ousadia lhe rendeu o titulo da Copa do Brasil 2010.
Porém, a cada jogo, o treinador parece estar perdendo uma parte de suas convicções ofensivas, enquanto o time joga cada vez menos. Um esquema 4-3-2-1 deixará até Celso Roth com inveja, tamanha predisposição para defender.
Espera-se que de ultima hora o treinador resolva recolocar Dagoberto no time titular, privilegiando o equilíbrio do time. No ano passado, a desculpa para o isolamento de Damião era o fato de não haver nenhum segundo atacante no grupo. Para 2012, veio Dagoberto, e a melhor contratação do time para a temporada é preterida em prol de mais um volante.
Não tenho bons pressentimentos para o jogo, porém a partir das 19h45min e no 11 x 11 tudo poderá ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário