Dança das Cadeiras
Nas quatro grandes equipes não houve nenhuma mudança. A grande novidade da temporada 2012 é o retorno de Kimi Räikkönen, que ficou duas temporadas afastado da categoria após sua saída da Ferrari no fim de 2009, e que agora ocupará uma vaga na Lotus (Renault). Kimi terá como companheiro Romain Grosjean, de fraca participação na Renault em 2009, e que agora terá uma nova chance, após uma breve passagem pela GP2.
Enquanto isso, o brasileiro Rubens Barrichello não conseguiu nenhum time, e acabou deixando a categoria após 19 temporadas, rumando-se para a Formula Indy. Seu lugar na Williams será ocupado pelo também brasileiro Bruno Senna, que ao lado de Felipe Massa serão os únicos representantes do país nesta temporada.
As principais Mudanças do Regulamento
Assim como em outros anos, a FIA alterou o regulamento técnico e esportivo para a temporada, pensando na segurança, na tentativa de diminuir o domínio da RBR, e de situações inusitadas como a do GP do Canadá, onde a prova durou mais de quatro horas dentre as interrupções, e que agora terá um tempo máximo de quatro horas, independente do numero de interrupções. Já o KERS e DRS seguem firmes.
A grande mudança física está no bico do carro, em função do novo regulamento limitar em 55cms a altura do componente aerodinâmico, o que fez grande parte das equipes improvisarem um degrau em relação ao resto do carro, para não ter que alterar a altura de todo o chassi. Apenas McLaren e Marussia não seguiram esta linha, pois apresentam um chassi mais baixo, e com isso acabaram mantendo um design esteticamente bonito.
A FIA também proibiu a utilização dos difusores soprados, um sistema de canalização dos gases do escapamento do motor, que proporcionava uma maior pressão aerodinâmica nos carros, e que era setado como o grande trunfo da equipe Red Bull, principalmente nos treinos oficiais. A federação também impôs restrições ao mapeamento do motor e ao posicionamento do escapamento, que também tinham grande relevância nesta tecnologia.
Nos pneus, os pilotos terão maior liberdade para gerenciar os seus 11 compostos de pneus ganhos para cada GP. Não haverá limite de uso por treino, apenas a necessidade de devolver três compostos após os treinos livres e mais dois após o treino de qualificação. A intensão é permitir que os pilotos entrem mais na pista durante os treinos, e evitem de poupar pneus durante o treino oficial.
As ultrapassagens serão mais facilitadas, com a restrição dos movimentos de defesa do piloto que está em vias de ser ultrapassado, evitando assim que haja o ziguezague de mudança de direção. Desta forma, se o piloto sair do traçado, só poderá voltar para a conversão, mantendo um espaço de um carro para que o piloto possa fazer a ultrapassagem. Os comissários também terão uma maior autonomia para investigar incidentes, além de o diretor da prova poder proibir/liberar o dispositivo DRS em condições especiais. Já os pilotos retardatários poderão descontar uma volta quando o Safety-car estiver na pista, para que assim seja evitado um acumulo de retardatários entre os carros que brigam por posição na retomada da prova.
GP da Austrália
Melbourne receberá pela 17ª o GP da Austrália, que também já passou por Adelaide. O circuito tem 5.303m, com 16 curvas. A corrida tem previsão de 58 voltas, e teve a vitória de Vettel em 2011, com Hamilton e Petrov completando o pódio. Schumacher é o maior vencedor com 4 vitórias, enquanto o recorde é de Michael Schumacher em 2004, com o tempo de 1min24s125.
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