sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Definidos os confrontos das oitavas-de-final


Nesta sexta-feira, a UEFA sorteou os confrontos das oitavas-de-final da Champions League, que serão realizados entre os meses de fevereiro e março. Como é de praxe na competição, o sorteio é válido apenas para esta fase, não formando um chaveamento, que se formará somente a partir do sorteio que antecederá às quartas-de-final.

Seguindo as regras, o sorteio foi dirigido, visto que equipes que estavam no mesmo grupo na fase de classificação ou pertencentes ao mesmo país não poderiam se enfrentar, o que diminuiu bastante o leque de possibilidades de enfrentamentos.



O sorteio foi satisfatório para praticamente todas as equipes, visto que poucas equipes de maior tradição se classificaram no segundo lugar do grupo, abrindo espaços para surpresas como o Basel e o Zenit. Real Madrid e Barcelona pegarão CSKA e Bayer Leverkusen respectivamente, o que exigirá um cuidado especial dos times espanhóis, mas não o suficiente para tirar o sono, visto que a dupla está pelo menos dois degraus acima dos demais em qualidade,  necessitando que a zebra ande solta para que um dos times sejam eliminados.

Bayern München e Lyon deram-se por satisfeitos, pois pegarão os confrontos de maior disparidade técnica desta fase. A equipe francesa, que apanhou “de relho” do Real Madrid na fase de grupos, pegará a maior surpresa da fase de grupos, e que a meu ver, já foi longe demais na competição e deverá ser facilmente batida. O Bayern, terceira força da fase de grupos, também tem motivos de sobras para sorrir, pois enfrentará outro time que foi longe demais na competição e cujo sólido esquema defensivo não deverá conseguir conter o grande sistema ofensivo do time Alemão.

Os grandes confrontos da fase ficam por conta dos confrontos entre italianos e ingleses. O ascendente Chelsea de Villas-Boas enfrentará o organizado Napoli, que acabou eliminando o grande time da Inglaterra no momento, o Manchester City, que curiosamente perdeu de virada para o Chelsea na última Rodada da Premier League. O Chelsea tem mais time, porém a defesa não é nada confiável para enfrentar o trio Hamšík, Lavezzi e Cavani, podendo este ser um fator determinante no confronto, pois o time num todo do Napoli é “arrumadinho”. Villas-Boas terá que otimizar o trabalho do intensivão de fim de ano da Premier League e da janela de Janeiro para qualificar o time.

Já o outro confronto é entre Milan e Arsenal. No início da temporada, não levava fé em nenhum dos dois times, porém evoluíram ao longo dos meses e agora estão com cara de time. O Milan não teve qualidade suficiente para bater o Barcelona, porém complicou o time de Guardiola. O Arsenal superou a perda de Chichy e Nasri e trouxe Arteta, que comanda o meio-campo do time, fora a fase estupenda de Van Persie. O Milan tem maior qualidade individual e camisa, e isso poderá pesar a favor do time de Allegri. 

Já a outra equipe italiana, a Internazionale, terá um duelo incógnito contra os franceses do Olympique de Marseille. Ambos vêm de péssimas campanhas em seus respectivos campeonatos nacionais, apesar de conseguirem a classificação para a próxima fase. Dentro de campo, não há como colocar um favorito, porém utilizando-se de fundamentos históricos e do potencial no papel, a Internazionale sai levemente favorita, porém uma classificação do Marseille não seria considerada surpresa.  

No último confronto que faltava ser ilustrado, defrontam-se os portugueses do Benfica contra os russos do Zenit. Quem acompanha o blog, sabe da minha descrença com o time russo que, diga-se de passagem, mostra muita disposição e boa campanha nos jogos em casa. O Benfica tem um grande time e classificou-se com relativa tranquilidade para a segunda fase. Aposto no time português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário