O Chelsea não teve dificuldades para bater o Valência por 3x0 no Stamford Bridge, garantindo a sua classificação para as oitavas de final da UEFA Champions League. De lambuja o time de André Villas-Boas garantiu o primeiro lugar, em razão do empate do Bayer Leverkusen na Bélgica contra o Genk, que deu o segundo lugar aos alemães. O Valência terá que se contentar com a Europa League.
A tranquilidade com que o escore foi alcançado deu-se, em grande parte, pelo gol marcado logo aos três minutos, quando Mata fez o pivô de um lançamento de Sturridge, acionando Drogba, que conseguiu se livrar da marcação e chutar no canto esquerdo de Diego Alves.
O Valência até tentou reagir, colocando uma bola na trave de Cech com Alba no minuto seguinte, e obrigando o goleiro dos Blues a fazer uma grande defesa aos 9, em chute de Albelda. Porém, mais uma vez, a zaga espanhola viria a vacilar, com o zagueiro Ruiz comendo mosca em um lançamento de Drogba para Ramires, que estava mais para o zagueiro do time espanhol, que ao tentar fazer a parede, acabou perdendo o controle da jogada e deixando o meia brasileiro livre para marcar o segundo gol, que acabou abalando moralmente o Valencia.
Desde o início do jogo, o Chelsea já atuava em uma postura mais defensiva, cedendo a bola ao Valencia e explorando o erro do adversário via contra-ataques. Com o segundo gol, que desmoronou o adversário, o Valência chegou a ficar com 70% da posse de bola, porém pouco sabia o que fazer com ela, pois os Blues se fechavam muito bem e saiam rápido ao ataque, principalmente devido ao trio de meias formado por Raul Meirelles, Ramires e Oriol Romeu, que fez com que Villas-Boas barrasse o ídolo Lampard.
Os 70 minutos finais foram com o Chelsea cozinhando o jogo, ainda conseguindo algumas jogadas ofensivas, que culminaram no terceiro gol com Drogba, em nova assistência de Mata, que permitiu ao marfinense marcar o seu segundo no jogo e terceiro em duas rodadas, desde quando foi efetivado como titular, já que era pouco aproveitado anteriormente por Villas-Boas e chegou a cogitar a saída do clube inglês.
Villas-Boas começa a ver os primeiros resultados de seu processo de reformulação do elenco azul, que começou com as contratações de Mata, Romeu e Meirelles, além do retorno de Sturridge. Jogadores como Malouda, Anelka e agora Lampard perderam espaço, com alguns destes já cogitando uma saída, assim como outros jogadores que não tem atuado, como Alex, Paulo Ferreira e Bosingwa.
O elenco do time se acomodou, e um processo de renovação é inevitável, devendo ocorrer algumas saídas já na janela de Janeiro, que poderão fazer com que o time tenha melhores condições para ambicionar a Liga, já que momentaneamente dá apenas amostras que poderá concorrer com Barcelona e Real Madrid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário