Neste domingo, Interlagos celebrou a ultima etapa do Mundial 2011 da Formula 1,cujo campeão já é conhecido desde a 15ª etapa no Japão, e que acabou tornando-o entediante e desinteressante, visto que apenas o vice-campeonato estava em disputa.
Mais uma vez, o serviço de meteorologia apontava chuva para a prova, o que acabou não acontecendo, assim como um incomum problema no câmbio no RBR de Vettel, que formalmente acabou custando a que seria a sua 12ª vitória na temporada, mas que informalmente pode apenas ter sido uma desculpa para um jogo de equipe, algo tão criticado pela equipe em temporadas anteriores, mas que fora necessário para a busca de um vice-campeonato para Webber e comprovado com os índices normais de desempenho do carro do alemão.
Com marmelada ou não, foi assim que terminou o Mundial 2011, em mais um passeio da RBR, com uma prova consistente e que em momento algum fora ameaçada pelas McLarens e por Alonso. Hamilton largou mal, perdendo a sua terceira posição para Button e Alonso, enquanto que Massa ganhava a sexta posição de Rosberg.
A prova reservou algumas disputas, como a de Senna e Schumacher na entrada do S, onde o piloto brasileiro acabou se chocando e furando o pneu traseiro esquerdo do alemão, o que acabou lhe custando um exagerado drive through. Mais limpa foi a ultrapassagem de Alonso em Button por fora no Laranjinha na volta 14, quando a sua Ferrari apresentava um ritmo constante de prova, enquanto os pneus do inglês já estavam desgastados.
Logo depois vieram os pitstops, sem nenhuma novidade nas colocações, e com Vettel sendo alertado para “maneirar” com seu câmbio, resultando em oscilações no seu desempenho volta-a-volta, e a perda da liderança para Webber na volta 30. Estranhamente o alemão, que supostamente tinha problemas na segunda e terceira marchas de seu câmbio girava um tempo igual ou até mais rápido em relação ao seu companheiro na parte do miolo, que exatamente exigia mais do equipamento. Mas Vettel manteve-se a uma distância razoável de Webber, e chegou a “tirar onda” quando falou no rádio que estava na mesma situação que Senna em 91.
Porém quem teve realmente problemas no câmbio foi Hamilton, que acabou abandonando na volta 48. O inglês não tinha mais chances de ser vice-campeão, e viu seu companheiro recuperar o terceiro lugar na prova ao realizar uma estratégia diferente, com pneus médios na segunda parada e macios na terceira, que lhe permitiu a girar em modo qualify, e a ultrapassar Alonso na volta 61, mesmo com o quarto lugar suficiente para lhe dar o vice-campeonato.
Massa fez mais uma prova discreta e com uma estratégia diferenciada de uma parada a menos. Chegou a figurar na liderança por algumas voltas, mas acabou em quinto, sem ao menos conseguir ameaçar os pilotos da frente. Senna acabou prejudicado pela punição e pela queda de rendimento de seu Lotus Renault após a batida com Schumacher, terminando em 17º há duas voltas do líder. Rubinho fez o que pode com a sua carroça Williams, e terminou em 14º.
E assim termina o mundial 2011, com um domínio da RBR, que pareceu formar uma nova categoria, enquanto Button conquistou brilhantemente o vice-campeonato, e Webber ainda tirou o terceiro lugar de Alonso com a vitória em Interlagos. O quarto e sexto lugares dos pilotos da Ferrari mostram a péssima temporada que a equipe teve, relegando-a a uma terceira força. A equipe terá que mostrar evolução, pois 2012 já mostra-se polarizado entre Red Bulls e McLarens.
E a Formula 1 entra em clima de Feliz Ano Novo!
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