domingo, 30 de outubro de 2011

Vingança e acirramento em cima e em baixo

O perde e ganha, característico do Brasileirão, torna-se ainda mais emocionante a reta final do Campeonato devido aos resultados inesperados, quando tanto equipes da parte debaixo quando os ponteiros precisam vencer seus jogos. Ainda há o fator rivalidade, responsável por tirar pontos de quem precisa.



A dor de um coração duplamente ferido fez de Grêmio x Flamengo o principal jogo da rodada, pelo encontro entre Ronaldinho Gaúcho e o Estádio Olímpico depois de mais de 10 anos, que foi capaz de transformar um jogo inicialmente desinteressante em uma decisão. E esta atmosfera artificialmente criada foi prejudicial ao Flamengo, que acabou levando uma virada histórica de 4x2 e se complicou na briga pelo G5, terminando a rodada no quinto lugar e limite da Zona da Libertadores. Já o Grêmio que está em uma situação intermediária pôde se sentir vingado.

Já o tão almejado G5 ganhou um novo concorrente direto nesta rodada: Figueirense. A equipe catarinense já soma uma sequencia de 11 jogos invicto sendo quatro vitórias consecutivas nas últimas rodadas. O time já chegou aos 50 pontos, mesma pontuação do São Paulo, ostentando o oitavo lugar por ter três gols a menos de saldo que o time paulista, que não saiu do 0x0 contra o Vasco, em um confronto de times da ponta da tabela. Os outros concorrentes à vaga da Libertadores Fluminense e Internacional venceram fora de casa o Ceará e o Atlético-GO respectivamente, deixando cinco equipes em um intervalo de três pontos, e que vale duas vagas para o torneio continental.

Botafogo e Corinthians estão em situação mais cômoda em relação ao G5, o que lhes dão, juntamente com o Vasco, a possibilidade de focar na disputa pelo titulo. O Vasco tem a vantagem de já ter a vaga na Libertadores, conquistada via Copa do Brasil, porém viu o Corinthians ultrapassá-lo depois dos resultados da rodada, na qual a equipe paulista venceu o Avaí, enquanto os cruzmaltinos ficaram no empate. O Botafogo venceu no sábado o Cruzeiro por 1x0 no Engenhão. Os cariocas ainda têm dois clássicos, sendo que um é o confronto entre ambos pela 34ª Rodada, enquanto o Corinthians tem uma tabela mais favorável, o que lhe deixa em vantagem por um possível pentacampeonato.

Ainda há a briga contra a ameaça do rebaixamento. O Atlético-MG foi o único time da parte debaixo da tabela que venceu na rodada, que acabou lhe deixando em uma confortável 14ª colocação, à frente de Bahia e Cruzeiro. Os baianos já estão há 5 jogos sem vencer, o que o deixou na alça de mira do temido Z4, que ainda conta com o Cruzeiro na eminência de entrar.

Os mineiros venceram apenas uma partida nas últimas treze, e só não estão definitivamente na Zona do Rebaixamento em função do Ceará não vencer há seis jogos, sendo que os últimos quatro foram derrotas. Atlético-PR e Avaí não conseguem uma sequencia de bons resultados, e já estão com água no pescoço, enquanto falta apenas formalizar o rebaixamento do América-MG. Tecnicamente quatro times lutam pela última indesejada vaga, com grandes chances para Bahia ou Ceará caírem de divisão.


O campeonato segue no próximo final de semana, com muitos duelos envolvendo times que estão em situação distinta na tabela. Corinthians e Vasco jogarão fora de casa, enquanto o Botafogo jogará novamente em casa. Pelo G5, Flamengo e Internacional jogarão em casa, enquanto Fluminense, Figueirense e São Paulo serão visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário