Se na definição do grid para o GP de Yeongam, Vettel viu a perda da hegemonia da RBR em largadas que praticamente construiu sozinho, na corrida não foi bem assim, com o alemão assumindo a liderança logo na primeira volta e sem dar chances aos adversários para conquistar a sua 10ª vitória na temporada.
Não foi uma grande corrida, até porque o circuito coreano é sem sal, em mais um dos tantos fracassos de Hermann Tilke, que mais erra do que acerta na elaboração dos traçados. A vitória se definiu logo na largada, com as disputas se restringindo mais ao pelotão intermediário e do duelo entre Hamilton e Webber pelo segundo lugar.
O inglês da Mclaren, que desta vez estava com maior nível de sanidade, terminou a corrida em segundo, posição que assumiu logo na primeira volta, enquanto o australiano da RBR chegou em terceiro, após conseguir uma ultrapassagem dupla sobre Massa e Button, e de proporcionar com Hamilton um duelo pelo segundo lugar a partir do terço final da corrida, chegando a ultrapassá-lo algumas vezes, mas com o inglês conseguindo a recuperação logo depois.
As Ferraris até fizeram um início de prova promissor, com Massa em quarto e Alonso em quinto, porém os pneus de degradaram rapidamente, fazendo com que a equipe começasse a se arrastar na pista, girando bem mais lento que os pilotos da frente, e vindo a perder várias posições após a equivocada estratégia de permanecer mais tempo na pista para parar junto aos demais, enquanto os outros carros estavam com os compostos mais inteiros e levaram vantagem. Massa ainda seria prejudicado em seu pitstop, mas ficaria à frente de Alonso, por este demorar ainda mais tempo para parar, e caindo para trás do grid.
Lá, no pelotão intermediário, Alonso pode ver de perto e quase sentir a desastrada lambança de Petrov, que virou um caminhão sem freio no final da grande reta e acertou em cheio a traseira de Schumacher, só não acertando também o espanhol por este sair da pista e utilizar o acostamento, em um incidente que obrigou a entrada do único Safety-car da corrida por algumas voltas.
Com bandeira verde, as Ferraris se recuperaram, e protagonizaram um dos melhores momentos da corrida ao forçar o erro de Rosberg, que naquela altura estava na frente, porém com pneus desgastados, com ambos o ultrapassando, e ficando com as quinta e sexta colocações, que só seriam ordenadas após a segunda parada, onde Alonso conseguiu voltar na frente de Massa e assim ficar até o fim da corrida. Button fez uma prova discreta, terminando em quarto lugar.
A vitória de Vettel e o terceiro lugar de Webber deram o titulo dos construtores para a RBR com três provas de antecipação, com a equipe chegando aos 558 pontos contra 418 da McLaren. No Mundial de pilotos, o alemão já havia conquistado o seu titulo no Japão, chegando com esta vitória aos 349 pontos, enquanto a briga pelo vice-campeonato fica interessante com Button na vice-liderança com 222, contra 212 de Alonso, 209 de Webber e 196 de Hamilton.
Ainda haverão mais três provas, com a estreia do GP da Índia no Buddh International Circuit no dia 30 de outubro, enquanto nos dias 13 e 27 de novembro teremos os GPs de Abu Dhabi e do Brasil, este que encerrará o Mundial 2011.
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