sexta-feira, 22 de julho de 2011

F1 chega à Alemanha

Neste fim de semana, a categoria máxima do automobilismo chega à Alemanha, mais precisamente em Nürburgring, para a décima etapa do Mundial 2011 e a 59ª edição do GP da Alemanha.



Com 16 curvas e um traçado com 5.148m, Nürburgring receberá pela 39ª vez um GP de F1, sendo 16ª neste novo traçado e a 25ª como GP da Alemanha, visto que o circuito já representou o GP da Europa e o de Luxemburgo. O ultimo GP foi realizado em 2009, com dobradinha da RBR com Webber e Vettel, e com Massa fechando o pódio.

Para esta edição, cuja duração programada é de 60 voltas, a expectativa recai sobre a volta do livre uso do difusor soprado, o que deverá favorecer as RBRs, que melhor desenvolveram a tecnologia. A utilização do DRS (asa traseira flexível) será entre as curvas 12 (Bit) e 14 (Vedol), com a expectativa de grandes duelos na pista, somado com as imprevisibilidades dos pneus na questão durabilidade e também em relação ao clima, que marca uma pequena possibilidade de chuva para a corrida.



Este poderá ser o último GP no circuito, que desde 2008 tem alternado com Hockenheimring como GP da Alemanha. Mesmo possuindo um contrato com a FOM até 2016, é incerto o futuro do circuito na categoria, devido aos altos custos para a realização do GP, que até esta edição eram custeados pelo governo, que detinha posse do circuito até 2009, e que resolveu privatizá-lo, e com os novos administradores acumulando altas dividas, o que coloca em cheque o futuro de Nürburgring, que poderá até ser fechado.

Velho Nordschleife

Falar em Nürburgring sem falar do Nordschleife é uma tremenda descomplacência. O antigo traçado, com 22,8 Km fora utilizado entre as décadas de 50 a 70 na categoria, mais precisamente até 1976, quando ocorreu o acidente com Niki Lauda, para que a pista sofresse alterações e deixasse o Nordschleife longe das competições, embora ainda seja utilizado em corridas de 24h e em Track Days.

O vídeo abaixo mostra uma volta do Porsche 911 GT3 RSR no lendário traçado durante as 24h de Nürburgring, em 2008.



Curtinhas da Categoria

Suborno?
A maior notícia da semana foi de um possível suborno e sonegação fiscal que teria sido praticado pelo presidente da FOM Bernie Ecclestone , na venda dos direitos comerciais da categoria ao grupo de investimentos CVC em 2006. O caso estava em investigação na Alemanha, com a promotoria de Munique acusando formalmente Bernie e o gerente do banco alemão BayernLB, Gerhard Gribkowsky, em vender títulos comerciais da categoria para o grupo de investimentos a preços bem abaixo de mercado, recebendo um valor extra por isso, que não teria sido declarado à receita. Ecclestone admite o suborno, mas alega que foi coagido a pagar propina para o banqueiro, sob pena de ser denunciado à Receita Federal.

Massa para 2012
No que depender do discurso do presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, o piloto Felipe Massa ficará na escuderia até o termino do seu contrato, que vai até o fim da próxima temporada. Desta forma, Montezemolo busca dar uma trégua aos rumores de que pilotos como Button, Webber ou Pérez poderiam assumir o cockpit da escuderia de Maranello para a próxima temporada.

Pneus deverão mudar
A Pirelli continuará como fornecedora de pneus para a próxima temporada, porém deverá alterar o formato dos compostos traseiros, setado como grandes vilões pelas escuderias, que o culpam pelo alto desgaste que obriga as escuderias a fazerem três a quatro paradas em cada GP. Haverá uma mudança de formato, para que os pneus possam durar mais, e assim proporcionarem menos pitstops e mais disputas na pista. Para este GP da Alemanha, a Pirelli está testando nos treinos livres uma nova versão de pneus macios, mais duráveis em relação aos que são atualmente utilizados.

Especificações dos Motores para 2014
Depois da definição dos novos motores em seis cilindros com a tecnologia turbo comprimido em 1,6 litros, a FIA acabou confirmando o numero de giros deste novo propulsor para 15mil, desta forma mantendo uma potencia considerável e um som de torque próximo ao atual. É o temor em ter “motores silenciosos” que fazem com que Ecclestone aumente o cerco, para evitar que os glamorosos efeitos sonoros dos propulsores atuais sejam drasticamente reduzidos, o que diminuiria interesse do publico pela categoria.

Ainda sobre o Regulamento de 2014
As grandes mudanças previstas para 2014 irão além dos motores, afetando o sistema eletrônico com a intromissão de uma forma alternativa de energia, utilizando eletricidade, e que será utilizada para conduzir os carros ao pitlane. O sistema de transmissão também será alterado, permitindo ao piloto ligar o seu carro do cockpit, evitando assim abandonos quando o motor morre, pois atualmente os motores são acionados através das equipes.

Cockpit fechado
Outra inovação para os próximos anos deve ser o fechamento do cockpit como medida de segurança, para evitar acidentes como os de Ayrton Senna em 1994, Henry Surtees (F2) e Felipe Massa em 2009, onde todos foram acertados por detritos na cabeça, com os dois primeiros vindo a falecer em virtude dos acidentes. O teste pode ser visto no vídeo abaixo, divulgado pela FIA, por onde é possível visualizar a cobertura similar a de um avião a jato.



Treinos Livres

Mark Webber ficou com o melhor tempo do dia com 1min31s711, com 0,168s de vantagem para Alonso, que foram os únicos a virarem nesta casa. Vettel e Massa vieram logo atrás, no que promete ser um GP com leve domínio das RBRs, e com as Ferraris tendo vantagem sobre as McLarens, que caíram de rendimento nos últimos GPs e não conseguem mais acompanhar o ritmo das duas escuderias.

Em ambos os treinos, Hamilton girou mais de 1s mais lento que Webber e Alonso, perdendo terreno até para as Mercedes, que entraram na disputa como a terceira força. Enquanto isso, a Ferrari já anda próxima da RBR, agora sem a desculpa do difusor, que voltou a ser liberado no que se configurou na trapalhada do ano da FIA.

É praxe nos treinos de sexta-feira o esconde-jogo por parte das equipes, e fica difícil mensurar o quanto é essa melhora Ferrarista na disputa com a Red Bull. Porém já é fato que a escuderia de Maranello se tornou a segunda força do mundial, deixando a McLaren anos-luz atrás.



Cronograma (Horários de Brasília)

Sábado
Treino Livre 03: 06h
Treino Oficial: 09h

Domingo
GP da Alemanha: 09h

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