Em um GP de mais de 4 horas devido a problemas com a condição climática, o Canadá mostrou o ressurgimento do campeão de 2009 Jenson Button. O Piloto inglês da McLaren venceu a corrida assumindo a ponta na última volta, depois de ter feito seis paradas de boxe por penalização, reparos no carro e erros de estratégia da equipe. Vettel errou na última volta, porém conseguiu acabar em segundo, mantendo sua confortável vantagem no campeonato.
Na primeira parte, de um total de 25 voltas, 14 foram sob Safety car. As cinco primeiras foram em decorrência do excesso de zelo por parte da FIA em relação aos compostos de chuva forte da Pirelli, pouco testados na pré-temporada. Depois o carro de segurança voltaria na volta 9 depois do acidente envolvendo a dupla da McLaren, onde Hamilton abandonou, e depois na volta 20, 7 voltas depois de ter se retirado, desta vez em função de um diluvio que começou a cair em Montreal, e forçando a paralização da prova cinco voltas depois e com 46 minutos de prova realizados, de um total de 120.
Nas 11 voltas líquidas, os destaques ficaram por conta do excesso arrojo de Hamilton, que forçou uma rodada de Webber logo depois da relargada, depois escapando ao tentar forçar a ultrapassagem em Schumacher, e abandonando a prova depois de se chocar com Button na reta dos boxes ao tentar ultrapassar seu companheiro por dentro, ficando encaixotado e se chocando a mureta de proteção dos boxes, o que danificou a sua suspenção traseira esquerda.
Também houve uma melhora da pista, que estava demasiadamente molhada no inicio. Alguns pilotos, como Button, Alonso, Barrichello, Schumacher e Rosberg, colocaram os compostos intermediários, porém logo depois começou a cair uma chuva forte, forçando que estes pilotos voltassem aos boxes, enquanto outros pilotos como Vettel e Massa, apenas trocaram seus compostos de chuva forte por outros mais novos. Button inclusive teria que pagar um drive through por ultrapassar o limite de velocidade Naquela altura, a corrida seria paralisada em função das péssimas condições da pista, inviabilizando a continuidade da corrida.
Na altura, os 10 primeiros eram: Vettel (1 pitstop), Kobayashi (0), Massa (1), Heidfeld (0), Petrov (0), Di Resta (0), Webber (0), Alonso (0), De la Rosa (0), e Button (0), com Barrichello na 16ª posição e já com 2 pitstops, já que havia entrado na turma dos que apostaram nos pneus intermediários.
Depois de pouco mais de duas horas interrompida após a chuva forte, a corrida retornou novamente sob Safety Car, que ficou até a 35ª volta, porém logo retornaria novamente devido a um choque entre Button e Alonso, onde o piloto espanhol abandonou, enquanto o inglês da McLaren iria para o seu quinto piststop.
Relargada na volta 42, com Schumacher começando a aparecer na corrida e assumindo as primeiras colocações, logo atrás da briga entre Massa e Kobayashi pelo segundo lugar. O alemão voltou a seus velhos tempos, ultrapassando ambos na mesma curva, com Massa logo depois conseguindo se livrar do japonês voador da Sauber. Tanto Schumacher quanto Massa buscou dar o pulo do gato ao trocar para pneus de pista seca, porém a pista ainda não estava totalmente seca, o que levou a Massa bater no guardrail, quando tentou ultrapassar um retardatário, perdendo o bico e caindo para trás.
Button fez a mesma estratégia, porém algumas voltas depois, quando a pista estava totalmente propicia para os pneus slicks. O inglês começou a tirar tempo de todo mundo, girando 3 segundos mais rápido que Vettel e chegando ao pelotão da frente, onde Webber tentava ultrapassar Schumacher na briga pelo segundo lugar. Mais uma vez, a corrida fora paralisada pelo Safety car, devido a uma escapada de Heidfeld.
Cinco voltas depois, na relargada, Schumacher, Webber e Button ficaram colados, com o inglês se aproveitando de um erro do australiano da RBR para ganhar a terceira posição, e logo após ultrapassar com facilidade Schumacher. Webber também conseguiu ultrapassar o alemão da Mercedes, enquanto Button girava mais um segundo mais rápido que Vettel, encostando no alemão da RBR nas duas voltas finais, e ganhando a liderança na última volta, depois que Vettel errou na tomada da curva 6, o que lhe custou a vitória.
Vitória de Button, para quebrar a rotina na categoria. O inglês da McLaren mostrou a sua face de campeão para se recuperar de todas as adversidades e se consagrar como vencedor do GP do Canadá, lhe dando a vice-liderança no campeonato. Vettel terminou em segundo, mantendo sua hegemonia no campeonato de pilotos com uma vantagem de 60 pontos sobre Button.
Além da grande corrida de Button, o GP ficou marcado pela recuperação de Webber e Massa, que tiveram adversidades ao longo do GP e conseguiram terminar em terceiro e quinto respectivamente. Schumacher mostrou lapsos do grande piloto que foi, ao brigar pelas primeiras posições, porém não teve carro para chegar ao pódio. Barrichello chegou à zona de pontuação, terminando em nono, enquanto o destaque negativo ficou por conta de Hamilton, que ultrapassou o limite do bom senso com o seu arrojo excessivo, podendo causar um grave acidente por ultrapassar em lugar inapropriado.
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