Barcelona e Manchester confirmaram suas ótimas temporadas na Espanha e Inglaterra, conquistando os títulos nacionais, que já eram aguardados pela grande vantagem na tabela, e pela superioridade técnica perante aos adversários.
Primeiro foi o Barcelona, na última quarta-feira, depois de um empate em 1x1 fora de casa diante do Levante. A equipe poderia ser alcançada em pontos pelo Real Madrid (92 a 86 faltando 2 rodadas), porém ganharia de qualquer forma nos critérios de desempate, que consideram o confronto direto como maior critério, favorável aos catalães, que tiveram na temporada uma vitória e um empate.
A equipe de Joseph Guardiola mostrou porque é a melhor tecnicamente da Europa e do Mundo, empilhando vitórias na Liga espanhola e na UEFA Champions League, com Messi presente em praticamente todos os jogos. O argentino já quebrou o recorde de gols da história da equipe em uma mesma temporada, pertencente ao Fenômeno Ronaldo, praticamente ratificando o terceiro titulo consecutivo de melhor jogador do mundo pela FIFA no fim do ano.
Já o Manchester não teve uma temporada tão genial quanto o Barcelona no ponto de vista técnico, até pelas características do futebol inglês. Porém quando Fergusson e seus comandados precisaram mostrar competência e eficácia, não teve para ninguém, com os “diabos vermelhos” evoluindo tecnicamente na hora certa e chegando à final da Champions League, além de ter faturado neste sábado o titulo da Premier League.
No titulo dos “red devils”, destaque para os gols de Berbatov na primeira metade da temporada, que provavelmente lhe dará a artilharia da liga com 21 gols. O búlgaro acabou perdendo espaço para o mexicano Chicharito Hernandez, contratado no inicio da temporada, e que acabou se afirmando no elenco, e conquistando a titularidade ao lado de Rooney para formar uma dupla quase perfeita, além de marcar 13 gols. Fergusson também contou com a segurança defensiva e a grande temporada de seu veterano Giggs, que o acompanha nesta caminhada de 12 títulos ingleses já aos 37 anos.
A decisão européia de 28 de maio, em Wembley, colocará a prova qual das duas culturas será a vencedora nesta temporada. O futebol arte do Barcelona, ou o futebol eficaz do Manchester.
Nenhum comentário:
Postar um comentário