quarta-feira, 18 de maio de 2011

Porto conquista a Europa League

Depois de conquistar invicto o Campeonato Portugues, o Porto venceu nesta quarta-feira a decisão da Europa League diante do Braga por 1x0, um gol colombiano, trabalhado por Guarín que deu a assistência a Falcao Garcia, que de cabeça marcou o gol que deu o titulo aos portistas.



O jogo foi bem nota 5, muito fraco tecnicamente e truncado. Foram apenas 4 chutes a gol em todo o jogo, sendo apenas o que deu o gol ao Porto, enquanto o Braga teve apenas 3, no período em que estava no Abafa, porém sem exigir muito de Helton. O goleiro portista só trabalhou efetivamente em uma escapada de Mossoró, que frente-a-frente com o goleiro, não conseguiu desviar, com Helton se recuperando e defendendo com os pés.

Já o Porto jogou bem abaixo do que vinha atuando na temporada. Uma das razões foi a marcação forte do Braga, que anulou João Moutinho e Guarín, responsáveis pela armação de jogadas. O colombiano teve pouco espaço, principalmente na primeira etapa, e em uma de suas únicas escapadas, conseguiu criar pela direita a jogada que lhe geraria espaço para cruzar na cabeça de Falcao García, para marcar o gol do portista. Falcao estava aparentemente adiantado, porém o arbitro espanhol Carlos Carballo validou o gol.

Titulo merecido para o Porto, que é uma das melhores equipes da Europa na atualidade. O titulo da Europa League serviu para coroar esta grande campanha, afirmando ainda mais o talento do técnico André Villas-Boas, que é o mais jovem a faturar um campeonato europeu, aos 33 anos.

O Braga chegou aonde pode, sendo coroado com a decisão devido a seus méritos e os deméritos dos adversários, onde a maioria era de equipes superiores tecnicamente. Ficou aquele ar de decepção para a torcida bracaense, porém um vice-campeonato em uma competição europeia há de ser comemorado, pois a equipe chegou quase lá, e saiu do anonimato a nível europeu.

No mais a final foi um jogo fraco, uma das piores tecnicamente dos últimos anos. O Braga conseguiu controlar o jogo ofensivo do Porto, que mostrou poucas alternativas, porém foi penalizado com o gol de Falcao García, seu 17º na competição, e terminando a temporada como um dos maiores goleadores.

Parabéns a nação portista, bicampeã do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário