sábado, 21 de maio de 2011

Fim da hegemonia de Vettel, mas não da RBR

Enfim alguma surpresa (nem tão surpreendente assim) em qualify na temporada 2011 de Formula 1: Vettel não será o pole na Espanha.

O piloto alemão que fez as quatro primeiras poles da temporada foi superado pelo seu companheiro de equipe, Mark Webber, que foi o único a girar na casa dos 1m20, 0.2s mais rápido que Vettel, que até ameaçou fazer uma segunda tentativa no Q3 para tentar bater esse tempo, porém foi vetado pela equipe, como forma de economizar pneus (macios) para a corrida.

Pelo qualify, deu para se ter uma ideia das inovações de cada equipe buscando aperfeiçoar os modelos de seus carros, com a RBR conseguindo ampliar a vantagem que já tinha para as McLarens. A supremacia era tão grande e evidente, que tanto Vettel quanto Webber utilizaram pneus duros no Q2, marcando os melhores tempos, enquanto este novo composto da Pirelli girava em torno de 2seg mais lento que o macio. Outra prova foi o cumprimento de equipe/piloto pela pole position, quando o Q3 ainda estava em andamento, com um ar de soberba.

O treino trouxe outras duas grandes surpresas. A primeira foi com Kovalainen, que levou sua Lotus para o Q2, e largará na 15ª posição. Para uma equipe que geralmente fica no Q1 por ser a antepenúltima força, é um feito digno de ser comemorado, pois o piloto contou com os problemas de Heidfeld e Barrrichello, e ainda girou mais rápido que Di Resta e Sutil já no Q2.

A segunda grande surpresa foi de Alonso, que fez uma volta considerada perfeita por sua equipe e pela sua comemoração, ultrapassando a McLaren de Button e largando em quarto. Seu companheiro, o brasileiro Felipe Massa, fez um treino mais conservador, largando na oitava posição, há 0,9s do espanhol, que está correndo em casa.

A Ferrari acabou ficando descontada com a proibição de sua nova asa traseira, analisada pela FIA, que constatou que estava fora do regulamento. Especulava-se que com os novos componentes formados pelo novo assoalho e a asa, a equipe italiana ganhasse 0,5s em desempenho.

Barrichello e Heidfeld apresentaram problemas, ficando pelo Q1. O brasileiro só pode dar uma volta no Q1, com seu Williams apresentando problemas no câmbio, que mais parece ser de brinquedo, e não podendo mais voltar à pista e largando em 19º.

Já Heidfeld teve problemas no terceiro treino livre, quando sua Lotus/Renault pegou fogo devido à um superaquecimento não controlado pela equipe, com a equipe não tendo condições de reparar as avarias do carro, e não lhe permitindo entrar na pista para marcar volta rápida.

Amanhã se espera uma corrida polarizada entre Webber e Vettel, com ambos os pilotos tendo a vantagem de ter dois jogos de pneus macios novinhos em folha, enquanto as demais equipes terão apenas 1 ou no caso da Ferrari, nenhum novo. Mesmo assim, a equipe sobra frente às outras, girando 1s mais rápida pelo menos, dando um ar de covardia perante às outras equipes.

Pela tamanha comemoração no treino, a Ferrari não deverá ter grandes chances, devendo chegar atrás das Mercedes, enquanto a McLaren deverá se garantir no segundo pelotão. Como os pneus duros não agradaram por não ter aderência, a expectativa será de muitos pitstops, já que os pneus macios, que não duram muito, deverão ser utilizados na maior parte da corrida.


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