Em Xangai tudo na mesma, com o alemão Sebastian Vettel conquistando sua terceira pole em três corridas na temporada, e se credenciando como favorito absoluto à abocanhar o GP de amanha. O alemão da RBR foi o único a virar na casa dos 1m33s, com um tempo 0,7s superior às McLarens de Button e Hamilton, que ficaram em segundo e terceiro respectivamente. O tempo que lhe deu a pole foi de 1min33s706, praticamente 1 segundo mais rápido que a pole do ano passado, também de Vettel com o tempo de 1min34s558.
Vettel girou mais rápido durante todos os treinos livres, apenas variando o seu desempenho para testar soluções para a corrida e também para fazer jogo de cena, pois a sua RBR se mostrou muito superior às McLarens. A verdade estabeleceu-se no Q3, onde o alemão nem precisou fazer a sua segunda tentativa para garantir a pole position. Nem mesmo o KERS deverá ser páreo para uma terceira vitória de Vettel, bastando apenas não ter problemas com o seu bólido na corrida.
Button e Hamilton formam o segundo pelotão, com Rosberg acompanhando de perto, porém com distancia para as Ferraris de Alonso e Massa que giraram meio segundo a mais que o alemão da Mercedes. A classificação ainda colocou Alguersuari, Di Resta, Buemi e Petrov no Q3 e que largarão de 7º a 10º respectivamente. O maior motivo das duas Toro Rosso e da Force India se qualificarem foi o fato do russo da Renault ter problemas no seu cambio, parando no meio da pista e promovendo uma bandeira vermelha quando faltavam 2min02s para o fim do Q2. Quando o treino foi liberado, os pilotos tentaram a tomada de tempo, onde muitos não conseguiram como Sutil, Barrichello e Maldonado, e outros não conseguiram melhorar o seu tempo como Schumacher, que acabarão largando em 11º, 15º, 17º e 14º respectivamente.
Porém a grande surpresa negativa do treino foi o australiano Mark Webber da RBR, que sofreu com o acerto de sua RBR em função da pouca rodagem, não utilizando pneus macios na tomada do Q1, e não conseguindo tempo suficiente para avançar, largando em 18º, só a frente das três equipes novatas. Sem KERS, o piloto deverá ter problemas para negociar as ultrapassagens no início da corrida.
Para amanha a expectativa gira em torno do desgaste dos pneus, que deverá ser mais brando comparado à Malásia. A temperatura na casa dos 15 graus é um trunfo para as equipes que desejam parar menos nos boxes, e são esperadas duas paradas. O KERS e a Asa traseira flexível deverão fazer a diferença na grande reta, onde os carros chegaram à 320 Km/h no treino.
A corrida será na madrugada de Sábado para Domingo às 4h (Horário de Brasilia).
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