A “squadra nerazzurri” conseguiu, neste sábado, confirmar a sua superioridade, faturando com justiça o Mundial de Clubes da FIFA, Edição 2010. Ao todo foram 6 gols marcados, sendo três em cada jogo, e nenhum sofrido, diante dos adversários Seongnam IC da Ásia e o TP Mazembe da África. Com e eliminação precoce do Internacional, os italianos viram o seu caminho facilitado, e o TP Mazembe não conseguiu oferecer resistência para o que seria um título inédito ao futebol africano.
Em campo, o jogo começou muito estudado, com o Mazembe conseguindo conter o ímpeto nerazzurri nos primeiros minutos, até procurando se aventurar ao ataque. A escalação promovida por Rafa Benitez, com três volantes e três atacantes, porém no seu tradicional esquema 4-2-3-1, com os wingers compondo o meio juntamente com Thiago Motta, amarrou a Inter, que só chegou efetivamente ao ataque aos 12 minutos, quando viria a abrir o placar, após linda jogada coletiva, que passou por Milito e Eto´o, com o camaronês achando Pandev livre para marcar.
O Mazembe sentiu o gol, e tomou a postura cautelosa mostrada nos primeiros minutos do jogo contra o Inter, oferecendo os erros defensivos que a equipe colorada não soube aproveitar. Porém a Internazionale teve competência, e aos 17 minutos, Eto´o marcaria o segundo, praticamente selando o confronto. O placar só não foi mais dilatado na primeira etapa, porque Milito perdeu dois gols imperdíveis e o Mazembe conseguiu a tranquilidade necessária para não correrem mais grandes riscos no primeiro tempo.
Na segunda etapa, os africanos voltaram mais ofensivos e buscando partir para o ataque em busca de uma milagrosa reação. Conseguiram alguns lances de perigo, inclusive dando trabalho a Júlio César. Rafa Benitez procurou manter o padrão à Inter, colocando Stankovic na ligação do meio campo e Biabiany no lugar de Milito. E foi esta combinação, com o sérvio lançando em profundidade a jovem revelação francesa, que só teve o trabalho de desviar do folclórico goleiro Kidiaba e fechando aos 40 minutos com estilo o placar do jogo e confirmando o titulo dos italianos.
Título justo, da melhor equipe do torneio. A Internazionale pode não estar em grande fase nos Campeonatos Italiano e na Champions League, porém não deixa de ter uma grande equipe, formada por uma defesa forte e um ataque competente. Nos dois jogos, não foram 10 chances criadas, com 6 gols convertidos. É um aproveitamento impressionante, que mostra a atual superioridade dos europeus diante dos sul-americanos, com dois títulos consecutivos de Copas do Mundo de Seleções e quatro de Mundiais de Clubes.
Foi um mundial de bom nível técnico, bem superior às outras edições. O futebol de outros continentes, principalmente o africano e o asiático, estão crescendo, enquanto o futebol sul-americano está decaindo.
A impressão que tenho é que o futebol sul-americano caiu de produção nestes últimos anos, com equipes abaixo da média técnica e taticamente disputando os torneios, enquanto o futebol europeu se estagnou num patamar superior com os grandes craques e com melhor organização tática. Somente a garra e o preparo físico já não estão bastando, com os Mundiais de Clubes perdendo a graça devido ao interesse dos europeus em abocanharem o torneio e a grande inferioridade técnica dos sul-americanos.
Mas estes fatos não menosprezam o título italiano. Parabéns Internazionale pelo seu quinto título em 2010!
Nenhum comentário:
Postar um comentário