quinta-feira, 8 de abril de 2010

Europa League: Liverpool reverte desvantagem e se classifica

Hoje foram conhecidos os semifinalistas do segundo torneio de maior importância da Europa: a Europa League. Liverpool, Atlético de Madrid, Fulham e Hamburgo farão as semifinais da competição, cuja decisão será no dia 12 de maio, na HSH Nordbank Arena, em Hamburgo.

No jogo mais atrativo, com as virtuais melhores equipes do torneio, o Liverpool precisava de uma vitória simples para se classificar diante do Benfica. Depois da polêmica derrota no estádio da Luz, onde os “reds” tiveram dois pênaltis contra além de uma expulsão a favor, o Liverpool foi para cima em busca do gol que lhe traria a classificação e pouparia temporariamente do vexame que está sendo a temporada 2009/10, com eliminação na primeira fase da Champions League além da sexta colocação na Premier League.

O início de jogo foi difícil para os “reds”, que encontraram um Benfica muito bem organizado defensivamente e que não dava tantos espaços. Em função disso, a equipe inglesa pouco chegou aos primeiros minutos, deixando o jogo sem grandes oportunidades ofensivas, já que o sistema criado por Jesus deixava o Benfica bem posto defensivamente, porém praticamente nulo ofensivamente.

Como estava difícil para chegar trabalhando a bola, o Liverpool foi abrir o placar aos 26 minutos, quando Gerrard cobrou escanteio e Kuyt, que havia se posicionado na frente do goleiro, antecipou-se à Júlio César e marcou o gol inglês. No lance, o bandeirinha marcou irregularidade, que provavelmente seria uma possível falta de Kuyt no goleiro da equipe portuguesa, porém o árbitro Bjorn Kuipers validou o gol. O tento trouxe tranquilidade ao Liverpool e forçou uma saída portuguesa ao ataque. Com isso, apareceram os espaços e aos 33 minutos Gerrard lançou Lucas em profundidade, e o volante brasileiro driblou o goleiro e marcou o segundo gol dos “reds”.

O Benfica tentou apertar ao fim da primeira etapa, com Sidnei quase marcando dentro da pequena área ao chutar cruzado, com a bola batendo na zaga e saindo para fora. A equipe portuguesa tentou se impor no inicio da segunda etapa, partindo ao ataque. E foi tentando atacar que levou o terceiro gol do Liverpool aos 13 minutos, em rápido contra-ataque que Benayoun tocou para Kuyt que cruzou para Fernando Torres marcar.

A equipe portuguesa ainda ganhou esperanças quando Cardozo cobrou forte falta na meia-lua sofrida por Ramires, com a bola indo forte à meia-altura sem chances para Reina. O atacante paraguaio do Benfica também teria em nova falta sofrida por Ramires próxima à área a chance do segundo gol que daria a classificação portuguesa, porém a bola desviou na barreira e passou cuidadosamente ao lado da trave de Reina. Quando o Benfica estava melhor, o goleiro Júlio César se sentiu mal, precisando ser atendido e posteriormente substituído. A parada fez mal ao Benfica, que em uma jogada onde tentava atacar, acabou levando outro contra-ataque, com Fernando Torres sendo lançado em profundidade na escancarada defesa portuguesa, e tendo o trabalho apenas de desviar de Moreira, selando a classificação inglesa.

As semifinais ficaram de um lado com Liverpool e Atlético de Madrid, que segurou o 0x0 em casa e se classificou. No outro lado da chave, Hamburgo e Fulham farão a outra semifinal, que poderá ter uma final inglesa, para alento da torcida da terra da rainha, que foi alijada das semifinais da Champions League pela primeira vez desde 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário