segunda-feira, 1 de março de 2010

Rodada embola disputa pelo título e pelo G4

A 28ª Rodada da Premier League serviu para acirrar ainda mais a disputa pelo título e pelo G4. Chelsea e Manchester United ganharam a companhia do Arsenal na disputa do título, fato possível devido à recuperação dos “gunners” nas últimas rodadas, arrancando uma sequencia de vitórias, com Manchester United e Chelsea, em contrapartida, tropeçando e permitindo a aproximação do novo adversário que já esteve virtualmente fora da disputa.

Na briga pela ponta, o Manchester foi o primeiro a entrar em campo, na última terça-feira, em jogo contra o West Ham em Old Trafford. Devido à Champions League, poucos viram a vitória de 3x0 dos “red devils”, gols de Rooney (2) e Owen. Além de vencer, e descontar a distancia para 1 ponto, o Manchester United contou com a “ajuda” de seu rival local Manchester City para manter esta diferença, que no último sábado poderia ter voltado aos 4 pontos. Jogando em Stamford Bridge, os “Sky blues” venceram de virada o Chelsea por 4x2, fazendo história ao quebrar um tabu que durava desde 1993 e terminar com a invencibilidade dos “blues” em casa na temporada.

O Arsenal, que após as derrotas nos clássicos contra Manchester United e Chelsea chegou a ficar 9 pontos atrás do líder, acabou contando com a inconstância das duas equipes e com uma tabela favorável para reduzir a diferença para apenas três pontos.Faltando 10 rodadas para o final, o Arsenal já fez seus clássicos e jogos complicados, tendo uma tabela bem acessível para estas últimas rodadas, ao contrário de Chelsea e Manchester, que ainda terão o confronto decisivo além de outros jogos importantes e possíveis para perda de pontos.

Já a última vaga para a Champions League promete briga acirrada até o final, pois são quatro equipes que disputam o passaporte para a competição mais importante do continente europeu. Tottenham, Manchester City, Liverpool e Aston Villa lutarão ponto a ponto provavelmente até a última rodada. A grande disputa é motivada pelas equipes postulantes, que não conseguem arrancar uma sequencia de vitórias, não se distanciando das demais concorrentes. Atualmente o Tottenham é o quarto colocado, porém vejo que essa vaga ou ficará com o Manchester City ou ficará com o Liverpool. Considero os “Sky blues” favoritos a esta quarta vaga, pois possuem um time e futebol mais consistente que o Liverpool, este que após um começo difícil, vem vencendo os adversários aos trancos e barrancos.

Ainda tem a briga pelo não rebaixamento, que envolvem efetivamente 7 equipes para 2 vagas, já que considero o Portsmouth rebaixado, em virtude da grave crise econômica em que se encontra e do escasso material humano. West Ham, Sunderland, Bolton, Wigan, Wolves, Hull City e Burnley estão nesta disputa, que poderá ser definida pelas equipes que conseguirem tirar pontos das postulantes ao título e ao G4. Nem por isso, não tenho os meus “favoritos” ao descenso. Apesar de achar que tem mais do que três equipes com merecimento para cair, aposto em Wolverhampton e Burnley como rebaixados, juntando-se ao Portsmouth.

Acompanho a Premier League efetivamente desde a temporada 2005/06, e desde lá não vejo tanto equilíbrio quanto nesta temporada. São 3 equipes disputando o título e mais quatro disputando o G4. Estava acostumado apenas ao “big four” ficar com as vagas da Champions League, enquanto duas ou no máximo três equipes disputar o titulo. É esperar para ver como se definirá o campeonato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário