quinta-feira, 25 de março de 2010

Formula 1 chega à Austrália em busca de maior competitividade

Neste fim de semana, a Formula 1 chega à Austrália para a disputa da segunda etapa do Mundial 2010 da categoria. Será a 25ª temporada disputada neste país, sendo a 15ª em Melborne.

O circuito, montado nas ruas do Albert Park, tem 5.303m de extensão, com uma corrida de 58 voltas. É um circuito veloz e seletivo, onde os pilotos ficam boa parte do tempo com o pé no acelerador, porém possui curvas fechadas que exigem desaceleração. Exigirá bastante dos motores e dos freios dos carros.


Na temporada passada, Button venceu a corrida, inaugurando sua saga de vitórias que o levaria ao título mundial. Além de Button, outros 11 vencedores da etapa também sagrar-se-iam campeões mundiais da categoria. O recorde do circuito pertence a Michael Schumacher com 1m24s125 em 2004. O heptacampeão também é o piloto que mais venceu no circuito, com 4 tentos.



Categoria busca a competitividade

Após a corrida do Bahrein, surgiram muitas discussões a respeito da falta de emoção que fora a corrida que inaugurou a temporada 2010. Com a proposta para a temporada de incentivar a disputa nas pistas sem o reabastecimento, a primeira corrida mostrou que a Formula 1 está mais similar a um autorama que anteriormente.

Pilotos experientes como Schumacher criticaram a falta de competitividade e a impossibilidade de ultrapassagens, chegando até a FIA, que chegou a cogitar mudanças no regulamento, o que na pratica não deverá acontecer para esta temporada. A pista de Melbourne será complicada, visto que apesar de ter retas velozes não proporciona muitas ultrapassagens. Quem sair na frente, não errar, quebrar e a equipe colaborar na troca de pneus tem grandes chances de vencer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário