quinta-feira, 11 de março de 2010

F1 chega ao Bahrain para começar temporada 2010

Finalmente a temporada 2010 da Formula 1 começará neste final de semana, no GP do Bahrain. A categoria começa a nova temporada com mudanças importantes no regulamento, indo desde mudanças nos carros até o sistema de pontuação, que era o mesmo desde 2003.

A temporada começará com cinco equipes novas (contabilizando a Mercedes), e com um total de 24 carros alinhados no grid. A FIA trabalhava com o número de 26, porém a desistência da USF1 e a não aceitação da Stefan GP frustrou os planos, pelo menos para esta temporada. Há a expectativa que duas novas equipes entrem em 2011.

Os carros seguem praticamente os mesmos do ano passado em relação ao visual. Não houve nenhuma modificação substancial, a não ser o alargamento do tanque de combustível, que agora terá que armazenar combustível para toda a corrida, já que não haverá mais o reabastecimento.

As equipes, em pleno acordo, aboliram a utilização do KERS, enquanto que o polêmico difusor duplo poderá ser utilizado pelas escuderias nesta temporada. O sistema de pontuação mudou, premiando o piloto arrojado que busca a vitória, pois a diferença entre o primeiro e o segundo subiu de dois para sete pontos por GP. Ainda haverá a questão dos pneus do Q3 do qualify, que deverão ser os mesmos utilizados na sessão de qualificação por quem tentou a pole position no Q3. Outras limitações, seguem praticamente as mesmas, com cada carro tendo direito a utilizar 8 motores durante a temporada, levando punição de 10 posições para cada utilização de motor extra.

Ao todo serão 19 etapas, começando neste fim de semana no Bahrain e terminando apenas no dia 14 de novembro em Abu Dhabi. A Europa continua o continente com o maior número de provas (9), seguida agora de perto pela Ásia (7). América do Norte, América do Sul e Oceania possuem uma etapa cada uma.

A temporada contará com a volta do GP do Canadá, em Montreal, além da estreia do GP da Coréia do Sul, que será a 17ª etapa. O GP do Brasil será a penúltima etapa, no dia 7 de novembro.
O Circuito

O Bahrain International Circuit fica localizado na cidade de Sakir, em uma região desértica do Oriente Médio. Ingressou na Formula 1 em 2004, com vitória de Michael Schumacher. Em 2009, Jenson Button venceu o GP, que ainda tem Fernando Alonso e Massa como vencedores, com duas vitórias cada um.


Projetado por Hermann Tilke, o desenvolvedor oficial de circuitos da F1 atualmente, o circuito é bem seletivo, com grandes áreas de escape. Para esta etapa, o traçado foi modificado, mudando dos cerca de 5420m para 6400m na nova configuração, reduzindo o numero de voltas de 57 para 49.

Pilotos e Equipes








Nenhum comentário:

Postar um comentário