Falta somente uma semana para que os trabalhos do Bahrein se iniciem, dando largada para a temporada 2010 da Formula 1. Porém só nesta semana, que o clima de indefinições foi totalmente superado, havendo maior clareza em como a categoria poderá se comportar nesta temporada.
Ontem a FIA finalmente divulgou um novo comunicado, oficializando as equipes e pilotos que disputarão a temporada. Campus e USF1 tiveram seus destinos sacramentados, com a primeira conseguindo ser vendida para o empresário Jose Ramon Carabante, passando a se chamar Hispania Racing F1 Team. Já a USF1, que não conseguiu o aporte financeiro necessário para executar o projeto de construção do carro, acabou fechando as portas, pensando em voltar 2011, o que acho praticamente inviável se tratando de FIA.
A FIA acabou frustrando o sonho de Zoran Stefanović, em poder alinhar a Stefan GP no grid nesta temporada. Stefanović comprou o espólio da Toyota, montando o Stefan S-01, que teria como pilotos Nakajima e a volta do campeão de 1997 Jaques Villeneuve ao circo. Porém para não aumentar o papelão de ter que inscrever uma nova equipe poucos dias antes do mundial começar, vejo esta como a melhor decisão que a FIA poderia ter tomado.
A ideia de aumento do grid foi tremendamente atrapalhada, e certamente será melhor elaborada para a próxima temporada, quando já se sabe que terá uma vaga para completar o limite de 13 escuderias. Foram enviados muitos projetos, porém ao que se parece a FIA fechou os olhos e escolheu aqueles que acreditava que seriam afáveis aos seus interesses. Neste meio tempo, nunca entendi o porquê projetos como o da Prodrive não foram escolhidos. Na minha visão era o mais consistente, ao contrario de outros que teriam procedência financeira e técnica duvidosa.
Já na próxima sexta-feira, dia 12 de março, poderemos visualizar que sai na frente na disputa da temporada. Em fevereiro, foi realizada a pré-temporada, porém não há como mensurar a situação de cada equipe, pois a maneira em que os carros foram à pista são desconhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário