domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sem TV aberta, fim de semana do Gauchão será na base do PPV

Pelo menos neste domingo, o publico gaúcho não assistirá a uma partida do Gauchão às 17h, horário em que a Rede Globo disponibiliza para os estaduais. O jogo Universidade (antiga ULBRA) e Grêmio, que estava marcado anteriormente para as 17h deste domingo, foi remanejado para as 19h, tendo transmissão aberta apenas para a região metropolitana pela TV COM. Os amantes do esporte, verão no horário anteriormente reservado para o Gauchão o jogo entre São Paulo e Santos, pelo Paulistão.

Tal medida será forçada em razão de uma liminar expedida pelo sindicato dos atletas gaúchos e deferida pela Justiça do Trabalho, proibindo jogos no intervalo entre 10 e 18h no horário de verão.

Em virtude da globalização, com muitos recursos envolvidos em direitos de transmissão, patrocinadores, pode-se afirmar que a decisão foi surpreendente, podendo servir como jurisprudência para outros campeonatos que submetem jogadores a disputarem partidas com sol forte e temperaturas que beiram aos 40 graus.

A TV, detentora dos direitos, paga caro às federações para poder exibir as partidas, colocando os jogos de acordo com a sua grade disponível. Porém jogos no verão ao meio da tarde são prejudicais a saúde dos jogadores e das pessoas envolvidas no espetáculo. Outro fato muito reclamado são os jogos perto das 22h em dias de semana, prejudicando o público que poderia assistir “in loco” aos jogos, causando prejuízo aos clubes, principalmente no auge do inverno.

Talvez esta decisão possa trazer união entre os sindicatos, para que os jogos sejam realizados em condições favoráveis a pratica do esporte, e com o seu espaço devidamente reservado nas grades das TVs. Porém, a curto prazo, acredito que esta liminar seja cassada e logo retornaremos a ter jogos do Gauchão na TV aberta aos domingos a tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário