terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Fase final da Champions League inicia nesta terça

Depois da parada de fim de ano, a Champions League 2009/10 retorna com a sua fase final, começando hoje com os primeiros confrontos válidos pelas oitavas de finais da copetição.

Pela primeira vez desde que acompanho a liga, fato que acontece desde o inicio desta década, a UEFA reservou oito datas para esta fase, distribuindo os oito jogos em quatro datas diferentes, permitindo aos telespectadores olharem oito jogos (contabilizando ida e volta) ao vivo, ao invés dos quatro assistísseis em tempo real até a temporada passada. Este fato valoriza ainda mais o espetáculo e proporciona uma maior diversidade de jogos, visto que os canais brasileiros só podem transmitir dois jogos ao mesmo tempo (ou três, no caso da ESPN com a tecnologia HD).


Jogos desta terça-feira

Juntamente com Chelsea e Internzionale, Milan e Manchester fazem os confrontos mais fotes desta fase da liga. São dois grandes clubes, várias vezes campeões do torneio. Quanto ao momento, os dois times vivem período de ascensão após início preocupante nos campeonatos nacionais.

O Milan começou desacreditado no Calcio, sofrendo com maus resultados e uma goleada diante da Inter no primeiro clássico italiano, enquanto que na Champions League a equipe sofreu alguns tropeços, porém se classificou em segundo lugar no Grupo C, juntamente com o Real Madrid, primeiro colocado. A equipe teve duas vitórias, três empates e uma derrota, somando 9 pontos.

Em uma dessas vitórias, talvez tenha sido a mais emblemática de toda a temporada, pois foi contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, após estar em desvantagem no placar. Depois deste confronto, o Milan cresceu e começou a empilhar vitórias no Calcio, e assegurando a classificação para a segunda fase da liga. Grande parte deste crescimento deve-se a Ronaldinho Gaúcho, que depois de algumas temporadas no anonimato, voltou a jogar bola e esta impulsionando o Milan nos seus resultados.

Já o Manchester, começou a Premier League com tropeços e más atuações. Depois de ter perdido Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, especulava-se que a equipe tomasse o caminho descendente, sem ter uma boa temporada. Porém a equipe se encorpou, achando um jeito de jogar, e começou uma sequência de vitórias que o deixa brigando ponto a ponto com o Chelsea.

Já na Champions League, a equipe terminou em primeiro lugar com 13 pontos, somando 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. O grande destaque é Rooney, que vem desequilibrando a favor dos “red devils”, marcando gols importantes e em quantidade, fazendo o torcedor “diabo vermelho” esquecer de Cristiano Ronaldo.

Palpite: Gostaria de palpitar uma classificação do Milan, que tem apresentado um futebol bonito de se ver após o crescimento de Ronaldinho Gaúcho, que pode desequilibrar e quiçá garantir convocação para a Copa da África, porém sua frágil defesa não deverá suportar o equilíbrio do time do Manchester, que deverá se classificar na base do futebol resultado.


O confronto dos espanhóis contra os franceses é mais um jogo interessante desta fase da liga, causando tristeza aos amantes do futebol por não ser em uma data alternativa ao jogo entre Milan e Manchester. De um lado o Real Madrid, maior campeão da história da liga com 9 conquistas, contra o Lyon que ainda busca o seu primeiro titulo da principal competição europeia.

O Real Madrid investiu pesado para esta temporada, trazendo jogadores como Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema, Xabi Alonso, Albiol, entre outros, inaugurando a segunda versão galática do clube presidida por Florentino Pérez. Entre os torcedores não havia duvidas, tratava-se de um “dream team”. Porém em campo a equipe não conseguiu demonstrar a tamanha superioridade de sua equipe no papel, perdendo confrontos importantes como o clássico diante do Barcelona pelo Campeonato Espanhol, e do confronto contra o Milan em casa pela liga. A equipe ostenta o segundo lugar no nacional espanhol, há dois pontos do Barcelona, enquanto que na Champions League, classificou-se em primeiro lugar, com 13 pontos. Kaká andou parado um tempo por lesão, enquanto Cristiano Ronaldo perdeu vários jogos em virtude de uma suspensão. São eles que têm o diferencial que pode fazer do Real a principal equipe europeia da temporada.

Já o Lyon perdeu na temporada passada sua hegemonia de sete títulos franceses consecutivos para o Bordeaux. A equipe acabou sofrendo um processo de reformulação, com a saída de jogadores importantes como Juninho Pernambucano e Benzema, além do lateral italiano Fabio Grosso. Chegaram a equipe Michel Bastos e Lisandro López como principais valores, porém a equipe não esta tendo um bom campeonato francês, ostentando o quarto lugar no nacional, há 8 pontos do líder Bordeaux. Na liga, a equipe terminou em segundo lugar no Grupo E com 13 pontos. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Palpite: Neste confronto, o Real Madrid terá algumas dificuldades, porém deverá passar para as quartas de finais, fato que não acontece desde a temporada 2003/04.

Os jogos começam as 17h45min (horário de Brasília). Transmissão pelos canais ESPN e pela TV Esporte Interativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário