quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Arsenal, Sevilla e Lyon garantem classificação as oitavas; Liverpool perto do adeus

A rodada complementar de quarta-feira da Champions League, referente à quarta rodada da fase de grupos, serviu para garantir alguns times na próxima fase, mesmo com duas rodadas de antecedência. Lyon, Sevilla e Arsenal chegaram aos 10 pontos em seus grupos E, G e H respectivamente, e já asseguraram o passaporte para a fase de oitavas de finais.

Enquanto isso, equipes favoritas como a Internazionale e o atual campeão Barcelona, que caíram em um grupo equilibrado, precisarão de seus dois jogos para garantirem a classificação, onde a tabela separou um confronto direto, que poderá eliminar prematuramente uma das equipes. Pelo Grupo E, o Liverpool deixou escapara a vitória no final e praticamente deu adeus a competição.

GRUPO F

Rubin Kazan e Barcelona jogaram em um imenso frio em Kazan, no estádio Centralniy. Depois de serem derrotados pelos russos em pleno Nou Camp, os espanhóis precisavam vencer para ficar em vantagem no Grupo F. A equipe catalã começou pressionando os russos, e logo aos 2 minutos, o atacante Ibrahimovic foi lançado na entrada da área, e chutou na saída do goleiro Ryzhikov. A bola acabou batendo na sua trave direita e saindo pela linha de fundo. O Barcelona seguia atacando, porém a marcação russa mostrava-se forte, e não oferecia espaços ao Barcelona, que se resignava a trocar passes na intermediária.

O segundo tempo voltou da mesma forma que o primeiro, com o Barcelona liderando a posse de bola, buscando espaços no ataque, enquanto o Rubin tratava-se de se defender e raramente ia ao ataque. A equipe russa foi chegar mais perigosamente, após a entrada do atacante Bukharov, que com a sua velocidade, passou a dar trabalho para a defesa catalã. O Barcelona seguia buscando espaços, e quando a defesa russa vacilava os atacantes da equipe catalã não ofereciam perigo ao goleiro Ryzhikov. Guardiola promoveu a entrada de Henry no lugar de Keita. A mudança não surtiu efeito, e a equipe russa começou a chegar mais ao ataque, tendo a principal chance do segundo tempo com Bukharov, que em uma rápida jogada de ataque russa, ganhou da zaga catalã e frente a frente com o goleiro Valdes não conseguiu desviar do goleiro catalão. O resultado de 0x0 serviu para deixar o grupo F o mais equilibrado da competição, com os favoritos em situação delicada e precisando vencer de qualquer maneira pra não ficar na primeira fase.

Já os torcedores da Inter de Milão respiram aliviados, pois após quase sofrerem de ataque cardíaco ao verem o Dynamo na frente até os 40 minutos do segundo tempo, conseguiu virar e segue viva na Champions League. A equipe italiana viajou até Kiev para enfrentar o Dynamo e conseguiu a vitória por 2x1, resultado que a deu o primeiro lugar do grupo com 6 pontos, contra 5 de Rubin Kazan e Barcelona e 4 do Dynamo de Kiev. Depois de um início de jogo equilibrado, com ambas as equipes buscando o seu gol, a equipe da casa chegou ao seu gol aos 20 minutos, quando Schevchenko recebeu na entrada da área, dominou no peito com estilo e chutou. A bola bateu na zaga da Inter e enganou o goleiro Júlio César, que não conseguiu evitar o gol ucraniano. A equipe Nerazurri foi para o ataque buscar o gol de empate, porém esbarrava na defesa ucraniana e em defesas do goleiro Bogush. O Dynamo tinha espaços oferecidos pela defesa da Inter, e quase marcou novamente com Schevchenko.

Já no segundo tempo, Mourinho mudou a Inter, com as entradas de Balotelli e Thiago Motta, para as saídas de Chivu e Cambiasso. As modificações trouxeram ânimo para a equipe italiana, que começou a ameaçar mais o Dynamo, criando chances perigosas de gol. A Inter dominava a posse de bola, porém só chegava com perigo em jogadas aéreas, enquanto o Dynamo buscava segurar o resultado e praticamente só se defendia. A Inter começou a entrar em desespero, e foi com tudo para o ataque, pressionando a equipe ucraniana. De tanto insistir, os Nerazurris chegaram ao empate com Diego Milito, que após receber um passe preciso de Sneijder, teve calma para colocar no canto de Bogush. O gol de empate deu ânimo à Inter, que bombardeou o Dynamo nos últimos minutos. A insistência trouxe a virada aos 44 minutos, quando Muntari chutou, o goleiro ucraniano rebateu, no rebote Milito que estava visivelmente impidido chuta para uma nova defesa de Bogush, e no novo rebote, Sneijder apenas empurrou para as redes. O resultado deu vida aos italianos, que de virtual lanterna, virou líder do grupo F.


GRUPO E

Pelo Grupo E, Lyon e Liverpool se enfrentaram em Lyon. O primeiro tempo foi bastante disputado, com um maior predomínio do time da casa, porém quem chegou com maior perigo foi o Liverpool, em jogadas de Fernando Torres e Voronin. A equipe da casa acabou perdendo Pjanic e Reveillere machucados na primeira etapa, e nos seus lugares entraram o brasileiro Ederson e o francês Gassama.

No segundo tempo, o Lyon cresceu na partida e começou a pressionar a equipe inglesa em busca do seu gol, que além da vitória lhe daria a classificação para a próxima fase. Já a equipe inglesa comandada por Rafa Benitez, que não contava com o machucado Gerard, não ameaçava o Lyon. Os ingleses tiveram aos 23 minutos a melhor chance no jogo até então com o brasileiro Lucas, que recebeu na entrada da área e chutou para a defesa do goleiro Lloris, e no rebote Kuyt tentou de bicicleta e a zaga francesa afastou. Precisando da vitória para se manter vivo na liga, o Liverpool se jogou ao ataque, permitindo espaços para o Lyon contra-atacar, e a equipe francesa quase chegou ao seu gol com Lisandro López. Porém todos os santos resolveram abençoar a equipe inglesa, que com um chute de Babel, que recém acabara de entrar no lugar do apagado Voronin, reacendeu as esperanças inglesas na competição. O atacante holandês acertou aos 37 minutos um chute forte da intermediária, acertando o ângulo de Lloris, que nada pode fazer para evitar o gol dos "reds". Porém a alegria inglesa durou exatos 8 minutos, porque aos 45 minutos, em um rápido ataque, Michel ajeitou de cabeça e a bola sobrou pra Lisandro Lopez que recebeu e tocou por cima de Reina, empatando a partida, para a agonia da torcida inglesa.

Já no outro jogo, a Fiorentina recebeu o Debreceni em Florença, e goleou os húngaros por 5x2. A equipe italiana abriu o placar logo aos 7 minutos com Dainelli, e ampliou com Mutu aos 14 minutos. O Debreceni ainda teve força para empatar com gols de Coulibaly e Rudolf ainda na primeira etapa. Já no segundo tempo, a equipe italiana fez a goleada, com gols de MOntolivo aos 14, Marchionni aos 16, e fechou o placar com o artilheiro Gilardino aos 29 minutos da primeira etapa. Com os resultados, o Lyon garantiu a classificação as oitavas de finais, enquanto a Fiorentina ficou bem encaminhada com seus 9 pontos e o Liverpool com 4 pontos precisa de um milagre pra avançar à próxima fase.


GRUPO G

Pelo Grupo G, o Sevilla perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar em 1x1 com o Stuttgart, no estádio Ramón Sánchez-Pizjuán. Em um primeiro tempo equilibrado, com grandes chances de gol para ambos os lados, os espanhóis foram mais efetivos, e abriram o placar com Luis Fabiano, recebendo um passe de Jesús Navas e concluindo com categoria para o gol. O segundo tempo continuou aberto, com várias chances de gols e direito a bola no travessão em uma cabeçada do jogador Tasci, do Stuttgart. A equipe alemã pressionava mais em busca do empate, e conseguiu aos 33 minutos, quando Kuzmanovic acerta um chute da entrada da área.

No outro jogo, o Unirea recebeu o Rangers em Bucareste. Depois de um primeiro tempo sem gols, a equipe visitante abriu o placar aos 33 minutos da segunda etapa, com McCulloch. Porém aos 43 minutos, a equipe romena empatou com Onofras, deixando a sua equipe em uma situação confortável no grupo, com 5 pontos. Já o Sevilla garantiu a classificação para as oitavas de finais e precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar o grupo.



GRUPO H

No grupo H, o Arsenal enfrentou no Emirates Stadium os holandeses do Az Alkmaar. Em um jogo sem sustos, os "gunners" aplicaram 4x1 no atual campeão holandês e garantiu a classificação para a próxima fase da liga. Fabregas abriu o placar para o Arsenal aos 25 minutos, e o francês Nasri ampliou aos 42, ainda da primeira etapa. No segundo tempo, novamente o espanhol Fabregas fez o terceiro dos "gunners" e Diaby marcou o quarto gol. A equipe holandesa ainda descontou com Lens aos 37 minutos da segunda etapa.

No outro jogo, o Standard Liège receberam na Belgica os gregos do Olympiacos, e com uma vitória de 2x0 ainda mantiveram vivas as chances de se classificar para a próxima fase da liga. Os gols foram marcados por Mbokani aos 30 minutos da primeira etapa, e por Jovanovic aos 43 minutos da segunda etapa.



A liga segue dias 24 e 25 de novembro, com a quinta rodada da fase de grupos, que pode definir mais classificados para as oitavas de finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário