sábado, 3 de outubro de 2009

Vettel é pole em Suzuka; Barrichello é 5º e larga na frente de Button

Em um treino com 1h30min de duração, e que foi marcado por acidentes, o alemão Sebastian Vettel foi o mais rápido e garantiu a pole position para o GP do Japão. O brasileiro Barrichello mais uma vez largará na frente de Button.


Logo no início do Q1, o suíço Buemi perdeu o controle de sua STR e saiu da pista, batendo na proteção de Pneus, porém o piloto conseguiu voltar para a pista, consertou seu carro e marcou o quinto tempo no Q1. O mais rápido nesta classificação foi o alemão Vettel, com o tempo de 1min30s883, com os ingleses Hamilton e Button em segundo e terceiro lugar.

Barrichello marcou o sétimo tempo, enquanto ficaram de fora Fisichella, Nakajima, Grosjean, Liuzzi e Webber. O piloto australiano da Red Bull teve seu carro avariado depois de bater no terceiro treino livre, com uma fissura no chassi do seu carro, e nem chegou a participar do treino qualificatório.


No Q2, o piloto espanhol Alguersuari passou reto na mesma curva que Buemi, bateu forte na barreira de pneus, e o treino foi interrompido aos 11min15s com bandeira vermelha. O piloto saiu do carro caminhando, e se dirigiu para o centro médico por precaução. O Q2 estava marcado pelos acidentes, agora com o piloto alemão Timo Glock escapando e batendo forte na curva que dá entrada à reta dos boxes, interrompendo mais uma vez o treino com bandeira vermelha, faltando 7min49s. O piloto alemão chegou a soltar o volante, porém precisou ser atendido pelos médicos dentro do carro, e saindo de ambulância, causando comoção de quem estava presenciando o acidente. O piloto foi mostrado acenando que estava consciente, e teve lesão nas pernas. O Piloto foi levado para o hospital de helicóptero.

Os pilotos tiveram pouco tempo para fazer as suas voltas rápidas, e Vettel foi o mais rápido com 1min30s341, Hamilton em segundo a 0,286s atrás do piloto alemão. Trulli com a Toyota ficou em terceiro com 1min30s737, enquanto as Brawns de Button e Barrichello ficaram em 4º e 6º respectivamente. Os pilotos da Brawn saíram dos box faltando pouco mais de 2 minutos para o término do Q2, tendo apenas uma volta rápida, e quase não conseguiram tempo devido a um acidente com Buemi, que perdeu o controle do carro, beijou o muro, e deixou detritos do bico do seu carro na no meio da pista, com o brasileiro tendo que desviar para não ser atingido.


O Q3 começou com 9 pilotos, pois o carro de Buemi ficou danificado e não teve condições de disputar o Q3. Novamente houve mais um acidente, desta vez com o finlandês Heikki Kovalainen, que escapou e foi parar na proteção de pneus. O treino foi novamente paralisado, faltando 6min49s para o termino do Q3. Os pilotos voltaram à pista, e tiveram poucos minutos para disputar a pole position. Quem se deu melhor foi Vettel, que com um tempo de 1min32s160, marcou a pole position com 0,060s de vantagem para o italiano Trulli, que foi o segundo. Hamilton vai largar em terceiro.

Já o brasileiro Rubens Barrichello conseguiu mais uma vez largar na frente do seu companheiro de equipe Button. O brasileiro vai largar na quinta posição, enquanto o inglês marcou apenas o sétimo tempo, tendo o alemão Heidfeld entre eles.

Amanhã a corrida será imprevisível, visto que a pista se mostrou escorregadia, e os pilotos não puderam treinar devidamente em função da chuva de sexta-feira. É esperar o peso dos carros para ver quem poderá levar vantagem na estratégia.



Há de se criticar a transmissão da Rede Globo, com Galvão Bueno privilegiando as mensagens SMS de Felipe Massa e agora de Piquet, em detrimento de outras informações mais relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário