sábado, 3 de outubro de 2009

Carros da Brawn são punidos; Barrichello mais pesado que Button

A minha intenção era fazer apenas um update no tópico da qualificação, porém como houveram uma série de punições resolvi abrir um novo post.

No final do Q2, faltando poucos segundos para o termino desta sessão, Buemi perdeu o controle e encostou no muro, com detritos do seu carro ficando na pista, e com isso os comissários coloraram o trecho em bandeira amarela. Como já tinha havido os acidentes de Alguersuari e Timo Glock, os pilotos tiveram pouco tempo líquido disponível para fazerem a tomada de tempo que lhe garantiriam no Q3, e muitos pilotos estavam em volta rápida no final, entre eles os dois pilotos da Brawn.

Quando há uma bandeira amarela, os pilotos são obrigados a tirar o pé no local, porém durante a transmissão do treino, ficou visível que os pilotos da Brawn não respeitaram este fato, com o piloto inglês tirando o 4º tempo e o brasileiro 6º. A organização de prova fez o correto, puniu quem não respeitou as regras, com a perda de 5 posições.

Foram então punidos: Barrichello, Button, Fernando Alonso, Sutil e Buemi, este por ter causado a punição no final do treino. Kovalainen e Vitantonio Liuzzi também perdeu 5 posições por trocar o câmbio, e o finlandês da McLaren acabou favorecendo a dupla da Brawn que vai perder apenas 4 posições na prática, com o brasileiro largando em 9º e o inglês em 11º.

Quem teve sorte foi Raikkonen, que largaria em 8º com a sua Ferrari, e com as punições dos pilotos largará em 5º. Kubica e Rosberg
tiveram sorte maior que o finlandês, já que o polonês largaria em 13º, e com as punições largará em 7º, e o alemão da Williams largaria em 11º e agora largará em 6º. Além de largar nessas posições, os dois pilotos puderam encher o tanque de combustível, já que não foram para o Q3.


Pesos são divulgados; Barrichello larga mais pesado que Button

Como é de costume, horas depois do treino ter acabado os pesos dos carros são divulgados para a imprensa. O destaque ficou por conta de Barrichello estar novamente um pouco mais pesado que Button. O carro do brasileiro está 2KG mais pesado que o inglês, o suficiente para dar mais uma volta na pista japonesa.

A vantagem que os pilotos Rosberg da Williams e Kubica da BMW levaram são impressionantes. Os pilotos que largarão em 6º e 7º, estão entre os mais pesados e farão uma primeira perna longa, com a possibilidade de chegar bem colocado na corrida. Já o alemão Sutil é o mais leve do grid, com apenas 650kg, com Trulli com 655,5KG e Ham
ilton com 656Kg. Estes pilotos serão os primeiros a fazerem suas paradas no box na corrida de domingo.


Glock pode correr domingo

Quem tava assistindo o treino e viu o acidente do Glock e depois toda comoção dos mecânicos das equipes e da mobilização por parte da equipe médica e dos comissários tapando o local com um pano branco pensou que aconteceu algo sério com o piloto alemão. Depois do acidente, pode ser visto que o piloto estava consciente, pelo fato de tirar o volante, porém Glock precisou ser atendido pelos médicos e levado de ambulância para o centro médico do circuito, e depois de helicoptero para um hospital próximo, para a realização de exames.

O quadro do piloto alemão foi um corte profundo em uma das pernas, e fortes dores nas costas. Com isso há uma possibilidade do piloto correr no domingo, senão o piloto reserva Kamui Kobayashi, que participou dos treinos de sexta-feira está de sobreaviso. Porém o regulamento determina que apenas pode correr domingo quem treinou no sábado. Caso Glock não possa correr, a Toyota terá que pedir uma autorização para a FIA para poder ter o seu segundo carro alinhado no grid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário