sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Formula 1 chega à Interlagos próxima de definição

Neste final de semana a Formula 1 chega em Interlagos, etapa brasileira e a penúltima do Mundial 2009. No Brasil poderá ser decidido novamente o Mundial, visto que Button tem 14 pontos de vantagem para Barrichello, e com um terceiro lugar garante o título mundial de pilotos.

O Autódromo



A história do autódromo José Carlos Pace contrasta com a do automobilismo nacional. Inaugurado em 1940, o circuito sempre recebeu as principais competições de automobilismo brasileiro e internacional. Porém o marco do circuito é receber a Formula 1.

No inicio da década de 70, o circuito foi amplamente reformado para receber a principal competição de automobilismo, o que ocorreu a partir de 1972, quando Interlagos recebeu a primeira corrida de F1 no Brasil, sediando ininterruptamente o GP do Brasil até 1978, e depois a edição de 1980, quando a categoria foi para Jacarépagua. Era um circuito veloz e perigoso, apreciado por muitos pilotos que gostavam do seu traçado desafiador.

Na década de 90 para voltar a Formula 1, o circuito passou por uma extensa reforma, cortando em praticamente pela metade o seu traçado, e deixando-o mais moderno e seguro. Voltou em 1991 para a categoria, com uma vitória do brasileiro Ayrton Senna, que possui um "S" com o seu nome no novo traçado de Interlagos. O circuito segue ininterruptamente na categoria até hoje, e ainda contou com mais uma vitória brasileira de Senna em 1993 e de Felipe Massa em 2008. A volta mais rápida pertence a Barrichello, com o tempo de 1min10s229 em 2004.

Williams acerta com a Cosworth

Como já era muito especulado a algum tempo, a equipe Williams trocou seu fornecedor de motor, deixando a Toyota e indo para a Cosworth. A fornecedora volta a categoria após sair despercebida em 2006, com equipes de trás do grid.

Segundo apurou o Tazio, o motivo da escolha de Frank pelos motores Cosworth não teria sido apenas econômico, e sim pela proposta de desenvolvimento do novo propulsor para 2010 que teria impressionado o dono da equipe Williams. Ao contrário das outras fabricantes, que estão congeladas e não podem melhorar seus motores, a Cosworth está construindo o seu motor, favorecida pelo fato de estar entrando na categoria, levando vantagem neste critério. A empresa também fornecerá motores para as novatas Campos, USF1, Manor e Lotus.

O brasileiro Rubens Barrichello deverá correr pela equipe na próxima temporada, tendo o novato Hülkenberg como companheiro.


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