quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Argentina fica com a última vaga direta para a Copa; Uruguai vai para a repescagem

Pela última rodada das eliminatórias, Uruguai e Argentina fizeram o jogo mais esperado, que poderia deixar uma das equipes fora da disputa pela vaga na Copa do Mundo 2010. Porém o que se viu não foi um belo jogo, com as equipes procurando o gol, e sim duas amedrontadas equipes, que jogavam pra não perder, deixando o jogo sonolento. Quem esperava a tristeza de Maradona e sua nação, teve que ver essa imagem abaixo.


O primeiro tempo começou com um Uruguai determinado, marcando sob pressão a equipe Argentina, e escapando rápido para o ataque. A equipe azul celeste criou dificuldades para a Argentina, dando mostra que a vida de "los hermanos" não seria nada fácil. Porém foi apenas por pouco tempo, já que logo a Argentina equilibrou o jogo, deixando-o truncado e com poucas chances de gol. O jogo tinha jogadas fortes de ambos os lados, dando trabalho ao árbitro Carlos Amarilla. A Argentina começou a ficar mais com a bola, porém também não estava a fim de jogo deixando decepcionado o telespectador que imaginava um espetáculo entre ambas as equipes.

No segundo tempo, o panorama da partida não mudou, continuando o jogo truncando, dando sono em quem o assistia. O único momento de maior atenção foi o gol do Chile, que abria o placar contra o Equador, eliminando o seu adversário da disputa pela vaga e garantindo Argentina e Uruguai pelo menos na repescagem. O placar do jogo do Chile acomodou ainda mais o confronto entre uruguaios e argentinos. Ambas as equipes pouco atacavam, abusavam em errar passes e tratavam-se de se defender. Maradona satisfeito com o empate, que garantiria a sua seleção com a quarta vaga direta para a copa sacou Higuaín e Di Maria para as entradas de Monzon e Bolatti, jogadores mais preocupados com a contenção. Porém nem Maradona saberia que sua tática suicida para evitar a derrota tornaria o jogo totalmente a seu favor, pois aos 37 minutos o zagueiro Cáceres segurou Jonas Gutierres, levando o segundo cartão amarelo, e por consequência, o vermelho, deixando o Uruguai com 10 em campo. Para piorar, na cobrança da falta, houve um bate rebate na área do Uruguai, e Bolatti, que acabara de entrar, aproveitou a sobra e fez o gol argentino. O Uruguai partiu para cima da Argentina, para no abafa tentar empatar a partida, porém os argentinos conseguiram se defender bem e levaram para casa uma histórica vitória.

Depois do jogo acabado, enquanto os argentinos faziam festa, com direito a choro de Maradona, os jogadores Uruguaios foram reclamar muito da arbitragem, o que culminou na expulsão de Maxi Pereira após a partida. O Uruguai terá que fazer um jogo de repescagem contra o 4º colocado da CONCACAF, que será definido ainda nesta quarta-feira, para conseguir uma vaga para a Copa de 2010. Já para o lado argentino, é clima de alívio, e a certeza que muita coisa terá que ser mudada para que os hermanos possam ter algum sucesso na África do Sul em 2010.

Quanto aos outros jogos, me dediquei inteiramente a assistir o clássico entre Uruguai e Argentina, e não prestei muita atenção nos demais jogos, apenas conferindo o gol da vitória do Chile, marcado pelo goleador Suazo, acabando com o sonho equatoriano de ir para a sua terceira copa consecutiva. O Peru venceu a Bolívia com um gol de Fano aos 8 minutos da segunda etapa. Já em outro jogo que nada valia, a Colômbia venceu o Paraguai por 2x0 em Assunção. Os gols foram marcados por Gustavo Ramos e Rodallega.

Já o Brasil empatou em 0x0 com a Venezuela em Campo Grande, em um jogo que só serviu para a ira da Rede Globo, pois teve que mudar toda a sua programação noturna e ver uma queda de audiência. A Venezuela ainda tinha remotas chances de chegar ao quinto lugar, e para isso teria que descontar 15 gols diante do Uruguai, o que convenhamos é impossível. Quanto ao jogo, o Brasil teve chances de vencer a partida, colocando uma bola na trave com Kaká já no final do jogo, porém não teve competência para colocar a bola nas redes. A seleção ainda contou com a expulsão de Miranda, que infantilmente deu uma cotovelada em Maldonado e foi corretamente expulso. Depois de atuações inseguras e não convincentes quando teve suas oportunidades, acredito que foi o fim de linha do sonho do zagueiro do São Paulo em ir à copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário