sexta-feira, 30 de outubro de 2009

F1 chega aos Emirados Árabes para encerrar temporada 2009

Neste final de semana, a Formula 1 correrá pela primeira vez no circuito de Abu Dhabi, válido pela 17ª Etapa do Mundial 2009 da categoria. Com campeão definido no Brasil, a briga será pelo vice-campeonato, onde o alemão Vettel da RBR tem vantagem de dois pontos em relação ao brasileiro Barrichello da Brawn. A corrida será especial, pois começará com luz natural, e terminará na noite, com luz artificial.

Abu Dhabi

Pertence aos Emirados Árabes Unidos, sendo um dos sete emirados e compreendendo 86,7% da área total do país. É uma região rica devido ao petróleo, e está usando o dinheiro para fazer super investimentos para o turismo, inclusive trazendo grandes eventos, como o Mundial de Clubes da FIFA em 2009 e 2010, além do GP de Formula 1.

Com uma população de 1,850 Mi de habitantes, Abu Dhabi possui lençóis freáticos que não o deixam sem água potável, além de possuir áreas férteis para o cultivo da agricultura. A região conta com parques públicos, locais arqueológicos e um centro cultural.


Circuito de Abu Dhabi

A pista construída na região portuária da Yas Marina, foi construída entre 2008 e 2009, sediando a última etapa do Mundial 2009 do Campeonato de F1. Será um circuíto seletivo, com muitas curvas em baixa e duas grandes retas, onde o KERS poderá fazer uma grande diferença.


A corrida terá 55 voltas, devendo começar com a luz do dia e terminando com a luz artificial.

Treinos Livres

Nos treinos livres da sexta-feira, a briga ficou polarizada entre os ingleses Button da Brawn e Hamilton da McLaren. Porém o melhor tempo do dia ficou com Kovalainen, da McLaren.

No primeiro treino, sob uma forte disputa entre Hamilton e Button, o inglês da McLaren levou a melhor e foi 0,096s mais rápido que o atual campeão mundial. Vettel e Barrichello, que disputam o vice-campeonato, ficaram com o terceiro e quarto lugares respectivamente.


Já no segundo treino, a briga pelo melhor tempo continuou polarizada entre Hamilton e Button, com mais uma vez o inglês da McLaren girando mais rápido. Porém seu companheiro de equipe, o finlandês Kovalainen, conseguiu no finalzinho uma incrível volta de 1min41s307, ficando com o melhor tempo do dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário