quinta-feira, 29 de outubro de 2009

32ª Rodada: Cruzeiro chega no grupo do G4; Botafogo escapa do Z4

Além do São Paulo, que venceu o Internacional em jogo direto e se consolidou na busca pelo quarto título brasileiro consecutivo, a rodada desta quarta-feira também foi benéfica a outros times, que lutam para chegar ao pelotão de cima ou escapar do rebaixamento.


Em um Mineirão com público bem abaixo do esperado, o Cruzeiro precisou dos descontos para fazer o seu dever de casa e chegar no grupo do G4. Após um primeiro tempo com muitas chances criadas, e com direito a um chute no travessão de Gilberto, o Cruzeiro voltou pressionando na segunda etapa e chegou ao seu gol aos 13 minutos, com o equatoriano Guerrón fazendo o seu primeiro gol com a camisa cruzeirense. Porém o Cruzeiro foi surpreendido, e logo aos 17 minutos, Nunes faz uma ótima jogada individual, se livrando da zaga da Raposa para empatar a partida. A Raposa acusou o golpe, e aos 28 minutos Júnior Dutra conseguiu deixar os paulistas na frente do placar. O Cruzeiro começou a pressionar e conseguiu o empate aos 38 minutos, com o jovem Eliandro. A torcida se animou, e o time correspondeu em campo, não desistindo e amassando o Santo André. Tanto esforço foi recompensado aos 46 da segunda etapa, quando Jonathan cruzou e Thiago Ribeiro apareceu para de cabeça fazer o gol da virada, que colocou a equipe em uma ótima situação para beliscar a vaga na Libertadores, já que das equipes da ponta é aquela que tem a tabela menos complicada.


No Engenhão, houve um confronto direto na busca da salvação do rebaixamento. Botafogo e Náutico fizeram um jogo decisivo, e o time da casa conseguiu a vitória em um pênalti polêmico, que será o centro das atenções dos comentaristas nesta rodada. Após um primeiro tempo, onde as equipes fizeram um jogo equilibrado, com poucas chances de gols e um placar sem gols, o segundo tempo continuava nesse mesmo caminho, até aos 26 minutos, Diego recebe um passe de Victor Simões e em um choque com Johnny cai dentro da área. O árbitro Leonardo Gaciba marcou pênalti, que Juninho cobrou forte, e o goleiro Glédson acertou o canto, mas não conseguiu defender. O Náutico tentou buscar o empate, pressionando o Botafogo no final, porém a equipe carioca segurou o resultado, que lhe deixou fora da zona do rebaixamento. Já em Barueri, Grêmio Barueri e Flamengo fizeram um jogo importante para as pretensões cariocas de entrar no G4.


O Flamengo, que vinha de uma sequencia invicta de 10 jogos, dois quais possuía 7 vitórias, foi surpreendido pela equipe paulista, e além de perder a chance de entrar no G4, acabou perdendo posição para o Cruzeiro na tabela. Após um início de jogo com jogadas de ataque de ambas as equipes, e com um gol do carioca Aírton anulado pelo árbitro Héber Roberto Lopes, o Barueri começou a chegar mais ao ataque, e já aos 48 minutos da primeira etapa terminou o primeiro tempo na frente do placar, com um gol de Val Baiano, recebendo um bom passe de cabeça de Thiago Humberto. O Flamengo se jogou para o ataque, em busca do empate, porém cedeu espaços ao Barueri e em um contra-ataque aos 25 minutos da segunda etapa, os jogadores do Barueri conseguiram tabelar perto da área e a bola sobrou para Ewerton fazer o segundo gol dos paulistas. O Flamengo sentiu o gol, continuou no ataque, porém o Barueri teve mais chances para ampliar, e só não conseguiu graças ao goleiro Bruno, que fez importantes defesas, evitando o que seria uma derrota vexatória.

Nos demais jogos, o Grêmio venceu o Avaí no Olímpico por 3x1. Mesmo em desvantagem numérica com a expulsão ainda na primeira etapa de Fabio Rockembach, o Grêmio foi para o intervalo em vantagem com um gol de Tcheco, em cobrança de pênalti. No segundo tempo, a equipe gaúcha fez um bom jogo, e com gols de Máxi Lopez e Souza definiu a vitória. Emerson ainda descontou para os catarinenses. O Grêmio chegou aos 47 pontos, e ainda sonha com a vaga na taça Libertadores. Já o Corinthians foi até o Barradão, e com um gol de Defrederico aos 22 minutos da segunda etapa venceu a equipe baiana. No outro jogo desta quarta-feira, o Atlético-PR empatou na Arena da Baixada com o Santos. A equipe santista abriu vantagem no placar com Kléber Pereira cobrando pênalti, porém o Furacão chegou ao empate logo depois, com Bruno Costa aproveitando o rebote de um escanteio cobrado por Paulo Baier, e evitando a derrota dos paranaenses. A rodada segue nesta quinta-feira com mais 3 jogos, dos quais dois serão o centro das atenções, pois podem colocar Atlético-MG ou Palmeiras na liderança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário