domingo, 13 de setembro de 2009

Barrichello vence em Monza, Button em 2º, e Hamilton bate na última volta

O brasileiro Rubens Barrichello venceu a corrida de Monza, válida pela 13ª etapa do Mundial 2009 da F1. Foi a 101ª vitória brasileira na categoria, 11ª da sua carreira, e a segunda do brasileiro no ano. Button chegou em segundo, e Hamilton, que estava em terceiro se aproximando de Button, bateu na última volta. Haikkonen se aproveitou e fechou o pódio.

Com tempo bom durante toda a corrida, e sem precisar trocar o câmbio, Barrichello largou no 5º lugar.

A largada foi boa para o brasileiro, p
ois conseguiu ultrapassar o piloto finlandês Kovalainen, que também faria uma parada, e o sistema anti-stall de largada do brasileiro desta vez se comportou normalmente. Button também viria ganhar a posição do piloto da McLaren, enquanto na ponta, Hamilton manteve a sua posição, e Raikkonen, impulsionado pelo KERS de sua Ferrari, ganhou a posição de Sutil. A primeira volta ainda reservou um choque entre Webber e Kubica. O piloto da RBR levou a pior, e abandonou a prova, enquanto o polonês da BMW teve a sua asa dianteira avariada, e foi chamado para o box pela direção de prova para trocar o aerofólio.

Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar, na volta 15, e Barrichello travava uma briga com Button, com vantagem para o brasileiro nas primeiras voltas, que chegava a abrir quase meio segundo por volta. Porém Button, que ao contrario do brasileiro, optou por começar com os pneus macios, equilibrou, e começou a diminuir a diferença para o brasileiro, que chegou a ser de 3,5s e foi para menos de 2s. Sutil e Haikkonen fizeram as suas paradas, e voltaram atrás de Hamilton. Já a Brawn parou nas voltas 28 com Button e 29 com Barrichello, seguindo a estratégia de uma parada, com Hamilton voltando para o primeiro lugar, e Haikkonen e Sutil, em segundo e terceiro respectivamente.

Com estratégia para duas paradas, Hamilton, Haikkonen e Sutil tentavam andar rápido para aumentar a diferença para os pilotos da Brawn, porém não foi o suficiente. O piloto da McLaren fez a sua segunda parada na volta 34, enquanto Haikkonen e Sutil fizeram na volta 37. No pitstop, houve problemas tanto com a Ferrari quanto com a Force India, com ambos perdendo um pouco de tempo, mas mantendo suas posições. Os três voltaram atrás dos carros da Brawn. Barrichello assumiu a ponta que lhe garantiria a segunda vitória nesta temporada, enquanto Hamilton, buscava diminuir a diferença para lutar pelo segundo lugar com Button, porém acabou não sendo suficiente para chegar no inglês da Brawn. Na última volta, Hamilton viria a errar, batendo forte. Haikkonen, que estava em quarto, se aproveitou, e herdou o lugar do inglês da McLaren no pódio.



Com a vitória, Barrichello foi para 66 pontos, diminuindo para 14 a diferença em relação a Button. O brasileiro ainda sonha com o título, pois está em um momento anímico melhor que o piloto inglês. A RBR, somando apenas 1 ponto com Vettel, abandonou virtualmente a briga pelo mundial, pois Vettel está 26 pontos atrás do inglês da Brawn, enquanto Webber está 28,5, faltando 40 pontos em disputa. A próxima corrida será dia 27 de setembro em Cingapura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário