terça-feira, 18 de agosto de 2009

Twitter: uma utilidade inútil ou uma inutilidade útil?

Alguém já lhe perguntou o seu endereço no Twitter, e você, que nunca ouviu falar na ferramenta, pergunta: O que é o Twitter? Pra que ele serve?

Pois bem, a ferramenta é uma rede social e servidor para Microblogging, onde o usuário posta pequenas mensagens de até 140 caracteres, chamadas “tweets” para seus contatos, e também recebe as atualizações de seus contatos. Os contatos não são como outras redes sociais, onde tem que haver um consenso entre quem adiciona com quem é adicionado para que haja uma ligação entre ambos. Posso adicionar (no caso específico da ferramenta, chama-se seguir) um determinado usuário que tenho interesse de saber as suas atualizações de mensagens, porém este usuário pode optar por não me seguir, assim não recebendo as minhas atualizações.

O fato é que a ferramenta vem ganhando a cada dia mais adeptos, e vem se tornando uma nova febre. Mas o que faz a ferramenta ser útil ou inútil? Simplesmente a visão que o usuário tem sobre ela, e o que o mesmo entende ser útil ou inútil. Mas e como lidar com a informação gerada por ela?

Segundo a pesquisa Pear Analytics, 40,5% das mensagens no Twitter são inúteis. A pesquisa classificou as mensagens em seis categorias: notícias, spam, auto-promoção, conversação, informações úteis e bobagem, sendo que esta última foi a vencedora.

Como quem decide o que seguir, e ter acesso as atualizações é o usuário, basta este classificar estes usuários e seguir apenas aqueles que possam ter alguma informação que o interesse. Não é nenhuma falta de respeito não seguir aquele amigo ou contato que está toda hora escrevendo “Que dia ensolarado” ou “Estou com dor de Barriga”. Caso haja alguma insistência, a opção “block “ não foi criada por enfeite. Cabe ao usuário também evitar de tecer comentários que considera desagradável, pois assim como você, outros seguidores também odeiam inutilidades.

O Twitter não é nenhuma utilidade inútil e muito menos uma inutilidade útil, basta apenas você seguir os princípios fundamentais da ferramenta, e manter uma boa vizinhança, para que ela se torne uma utilidade útil para você.

Caso você ainda não tem seu endereço, faça-o e bom proveito da ferramenta, ela poderá ser muito útil para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário