Foi muito falado, e corretamente criticado, quando a final da Libertadores 2009 coincidiu em horário com a 10ª e 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Rede Globo, detentora dos direitos das duas competições, opta há pelo menos 2 anos, pela exibição de uma partida do torneio nacional na mesma data e horário que o primeiro jogo da decisão da competição sul-americana, transmitindo o jogo decisivo caso haja uma equipe brasileira na decisão. Porém, em virtude da Gripe A, a Libertadores teve o adiamento de jogos em uma semana a mais que o previsto, e não havendo mais nenhuma data disponível, acabou atrasando em 1 semana a decisão de 2009.
Como conseqüência, a rodada 11 do Brasileirão teve o jogo Internacional x Fluminense transmitido para o RJ, enquanto SP viu o jogo Flamengo x Palmeiras. O resto do Brasil viu o Estudiantes se sagrar campeão da Libertadores em pleno mineirão contra o Cruzeiro.
Nesta terça, houve um fato semelhante na Europa, que planeja seus calendários com muita antecedência. Enquanto equipes, dentre elas o Arsenal da Inglaterra, estavam disputando o Playoff da Champions League, principal competição européia de clubes, cujos vencedores disputam a fase de grupos da competição, estava rodando a bola no Campeonato Inglês para Sunderland 1 x 3 Chelsea e para Wigan 0 x 1 Wolverhampton. Hoje, a Champions League terá mais cinco jogos, enquanto a Premier League terá a continuidade da 2ª rodada, praticamente no mesmo horário.
Por causa deste fato, os fãs dos dois espetáculos, tiveram que optar entre as competições, além do Campeonato Inglês ficar com asteriscos, em virtude dos jogos a menos das equipes que não irão poder disputar, tendo que recuperá-los somente mais tarde.
Apesar de ser uma temporada de Copa do Mundo na África, e por isto o número de datas disponíveis é enxugado, deveria haver um bom senso da FA com a UEFA, colocando esta data como a de uma copa nacional, onde as equipes de primeira divisão entram com a competição bem avançada, deixando a 2ª rodada em uma data que não houvesse colisão com a competição européia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário