domingo, 23 de agosto de 2009

Sobre a 21ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Pela 21ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2009 tivemos neste sábado vitória de mandantes. Palmeiras, Santo André e Sport bateram Internacional, Coritiba e Vitória respectivamente. No domingo às 16h, tivemos empate entre Corinthians e Botafogo e entre Fluminense e Barueri, e vitórias de Atlético-PR, Grêmio, Avaí, Goiás e Cruzeiro sobre São Paulo, Atlético-MG, Flamengo, santos e Náutico respectivamente.

No Parque Antártica, tivemos o jogo mais esperado desta rodada, o confronto entre Palmeiras e Inter, ambas equipes consideradas favorítas ao título brasileiro. A equipe alviverde fez prevalecer seu fator casa, e com um gol de Obina de pênalti no primeiro tempo, e de Ortigoza no início da segunda etapa abriu vantagem. O Inter, acuado em todo o jogo, com posse de bola, mas com muitos erros de passes, produziu muito pouco em grande parte do jogo, e só foi reagir já no final da segunda etapa, com Giuliano premiando a torcida colorada, que assistia aflitamente a partida pela TV, com um golaço aos 41 do segundo tempo, ao driblar vários defensores do Palmeiras. Com os resultados, a equipe paulista termina no primeiro lugar com 40 pontos, enquanto o Inter permanece com seus 33 pontos, mas com 2 jogos a mais à disputar, sendo que um deles será na próxima quarta, dia 26, contra o Santos na Vila Belmiro.

No sábado ainda tivemos um princípio de reação do Sport, que bateu o Vitória por 2x0, com gols de Andrade e Fabiano, aos 15 e 31 minutos da primeira etapa respectivamente. O resultado foi suficiente para tirar a equipe pernambucana da lanterna.

No estádio Bruno José Daniel, com gol de Nunes, o Santo André bateu o Coritiba por 1x0. Com o resultado, a equipe se afasta da zona do rebaixamento, estando agora em 15º lugar com 24 pontos.


Nos jogos das 16h deste domingo, o Grêmio goleou o Atlético-MG por 4x1 no estádio Olímpico. Aos 30 minutos do primeiro tempo a fatura estava liquidada, pois Réver, Perea e Souza já haviam marcado 3x0 para os gremistas. No segundo tempo, Jonas fez o quarto gol do tricolor gaúcho, e Evandro descontou para o Galo. Com esse resultado, o Grêmio continuou em 9º com 31 pontos, mas embolou a tabela em busca de uma vaga no G4. Já o Atlético, agora é sexto com 33 pontos.

Na Arena da Baixada, o Atlético Paranaense bateu o São Paulo por 1x0. O gol paranaense foi marcado por Paulo Baier de cabeça, escorando o cruzamento de Gabriel. Com a derrota, os paulistas tiveram quebrada sua sequência de 8 jogos invictos, e perderam a chance de assumir a liderança vencendo o clássico paulista da próxima rodada contra o Palmeiras.

No Pacaembú, Corinthians e Botafogo fizeram o jogo mais eletrizante e polêmico da Rodada. Dentinho abriu o placar para os paulistas de pênalti. Logo no início do segundo tempo, Reinaldo escora um cruzamento de Lúcio Flávio e empata a partida. Quatro minutos depois, Marcinho cobra uma falta com categoria e coloca o Timão na frente novamente, mas a falta que originou o gol foi em um lance polêmico e contestado pelos botafoguenses. Aos 26 minutos, em um pênalti polêmico, Dentinho faz o terceiro gol dos mandantes. No lance mais polêmico da partida, André Lima, com a ajuda do braço empurrou a bola para as redes, e o árbitro Arílson Bispo Nunes da Anunciação julgou como legal e deu gol aos cariocas.Os cariocas ainda reclamaram um possível pênalti sofrido por Victor Simões.

No outro jogo do horário, Fluminense e Baruerí empataram em 0x0.


Já nos jogos das 18:30 que encerraram a 21ª rodada, o Avaí goleou o Flamengo por 3x0 na Ressacada e entrou no G4. Com gols de Luíz Ricardo e Léo Gago no primeiro tempo, e Fabinho Capixaba no segundo, a equipe catarinense subiu para os 34 pontos, possuindo a maior série invicta deste campeonato, agora com 10 jogos sem perder.

No Serra Dourada, sob muita chuva, o Goiás ganhou do Santos e retornou ao segundo lugar, agora com 38 pontos. Vítor abriu o placar para os esmeraldinos, porém aos 30 minutos Kléber Pereira empatou para o peixe. No segundo tempo, Felipe fez o gol da vitória dos goianos, que contaram com a estréia de Fernandão. O ex-capitão colorado na conquista do Mundial Interclubes FIFA 2006, entrou aos 20 minutos da segunda etapa, mostrou movimentação e foi aclamado pela torcida goiana. Os dois times terão o Internacional como próximo adversário. O Santos o enfrentará na próxima quarta, na Vila Belmiro, em jogo atrasado pelo primeiro turno, enquanto os goianos viajarão até Porto Alegre para enfrentá-lo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O destaque será o retorno de Fernandão ao estádio que o consagrou.

Ainda pela 21ª rodada, o Cruzeiro ganhou do Náutico por 4x2 no Mineirão. O destaque foi a estréia do equatoriano Guerrón, campeão pela LDU da Libertadores da América 2008. E o novo reforço não decepcionou, entrou aos 25 minutos do segundo tempo e mostrou movimentação, fez ótimas jogadas e uma assistência para o quarto gol. No jogo, logo com 15 segundos, Gilberto cruzou para Wellinton Paulista fazer o seu primeiro gol na partida. Com 7 minutos, Gilmar sofreu pênalti, e ele mesmo cobrou para empatar a partida para os pernambucanos. Na primeira etapa, o cruzeiro ainda faria mais dois gols, o primeiro com Fabrício em um chute de fora da área, e com Wellinton Paulista, o goleador da noite. No segundo tempo, houve uma paralisação por falta de energia elétrica, e quando o jogo retornou, os mineiros fizeram o seu quarto gol com Wellinton Paulista. O Náutico, com Carlinhos Bala, descontou dando números finais a partida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário