sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Formula 1 chega em Spa-Francorchamps

Neste fim de semana acontece a 12ª etapa do mundial 2009 de Formula 1. A prova será realizada em Spa-Francorchamps, na Bélgica.



A história deste circuito praticamente contrasta com a história da F1. O GP de Spa-Francorchamps começou em 1950, juntamente com a Formula 1, ficando de fora do calendário apenas em 1972, e de 1974 até 1982. Na época o circuito era dotado de 13 km em forma de um triângulo.

Em 1983, Spa-Francorchamps foi reformada, diminuindo a capacidade para os cerca de 7000 metros de hoje, mantendo grande parte das suas características antigas. O grande cartão de visitas é a famosa curva Eau Rouge, uma puxada para a direita e outra para a esquerda, entre uma descida, e posteriormente uma subida estilo kamikaze, onde o piloto que completá-la sem tirar o pé do acelerador ganha muito tempo comparado aos outros. Spa-Francorchamps ainda proporciona uma aceleração máxima durante 22 segundos, da curva de saída da reta dos boxes (La Source) até a chicane Les Combes. Ainda há outro trecho de aceleração máxima entre as curvas Statevout e Bus Stop, passando pela reta-curva Blanchimont, que até lembra a Eau Rouge, só que em muito menor dificuldade.

É um circuito fascinante, que exigirá bastante do equipamento, do acerto da equipe e principalmente das mãos do piloto. O tempo é imprevisível, pois pode chover a qualquer momento, e em apenas alguma parte do autódromo. É a minha pista favorita no atual circo, juntamente com Monza (eu também gostava do antigo Hockenheimring). A volta mais rápida do circuito pertence a Kimi Räikkönen, com o tempo de 1min45s108 em 2004. Na corrida de 2008, a vitória ficou com o brasileiro Felipe Massa da Ferrari.

Treinos Livres – Sexta Feira

Nos treinos livres desta sexta, tivemos o primeiro treino em grande parte com chuva, e o segundo com tempo bom.

No primeiro treino, apenas 10 pilotos conseguiram correr com a pista seca. Jarno Trulli, da Toyota, foi o mais rápido, com um tempo de 1min49s675. Button e Barrichello foram segundo e sexto respectivamente.

No segundo treino, totalmente disputado em pista seca, Lewis Hamilton fez o melhor tempo com 1min47s201. Timo Glock e Kimi Raikkonen foram os 2º e 3º respectivamente, e Rubens Barrichello marcou apenas o 18º tempo. As Brawns, alias, foram as decepções do dia, juntamente com Luca Badoer.

A equipe de Ross Brawn ainda não conseguiu encontrar o melhor acerto para a pista belga e terá que trabalhar muito para o treino de classificação. Já Luca Badoer é um caso perdido, sempre andando na última posição, pelo menos 2 segundos mais lento que os mais rápidos, o piloto deve fazer em Spa a sua última participação na categoria, sendo substituído em Monza por outro piloto.



A prova será realizada neste domingo, 30 de agosto, às 9h (horário de Brasília) e terá a duração de 44 voltas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário