domingo, 30 de agosto de 2009

Campeonato Brasileiro - 22ª Rodada

Pela 22ª Rodada do Campeonato Brasileiro, tivemos como destaque o empate entre São Paulo e Palmeiras no clássico paulista, jogo mais aguardado da rodada. A rodada ainda reservou empates com 6 gols entre Vitória e Cruzeiro, e Botafogo e Grêmio. Santos, Náutico, Coritiba e Flamengo venceram, enquanto o Atlético-MG tropeçou em casa contra o Sport.

No Morumbi neste domingo, São Paulo e Palmeiras empataram em 0x0 no clássico paulista. O time da casa iniciou o jogo no esquema 3-5-2, enquanto o alviverde no 4-4-2. O início de jogo foi de pressão palmeirense. Com marcação adiantada, o São Paulo foi sufocado e não conseguia atacar, enquanto o Palmeiras teve algumas chances, principalmente criadas devido a falhas defensivas da defesa são paulina. O São Paulo, sem muita força ofensiva, apostava nos contra-ataques, vindo a equilibrar a partida criando chances de marcar. Aos 21 minutos, o Palmeiras perde Maurício Ramos machucado, e Muricy coloca Marcão, alterando o esquema para o 3-5-2, com a colocação de Edmilson na zaga. O jogo continuava centrado no meio campo, com as equipes usando a correria para chegar ao ataque, com chances para ambos os lados, porém sem muito perigo aos goleiros.

Já no segundo tempo, o jogo continuou burocrático, com as equipes apostando em chutes de longa distância, sendo que poucos chegavam ao gol. O São Paulo colocou Hugo e Borges para tentar fazer o gol da vitória, enquanto o Palmeiras parecia estar satisfeito com o empate. As equipes continuavam com muita correria, mas sem muita inspiração, e o jogo terminou empatado, favorecendo ao Palmeiras que sobe para 41 pontos, enquanto o tricolor paulista vai para 37.



Ainda nos jogos das 16h deste domingo, tivemos um empate entre Atlético-MG e Sport no Mineirão. Com 1 minuto do segundo tempo, os visitantes saíram na frente com um gol do boliviano Arce, depois de pegar o rebote da falta cobrada por Andrade que foi na trave. O Atlético-MG conseguiu o empate aos 30 minutos, em um escanteio cobrado por Evandro, que a zaga do Sport afasta mal e no rebote Renan Oliveira coloca para as redes. A equipe pernambucana ainda teve dois gols anulados nos descontos, em que pelo menos um deles gerou pelêmica. Aos 45, quando Dutra levanta a bola, o goleiro do galo sai mal e Juninho toca para o gol vazio, e o juiz alegou falta no goleiro do Atlético. Aos 47, quando Ciro recebe uma bola e chuta para o gol, que foi anulado pelo assistente. Com o resultado, o Sport deixa o Fluminense isolado na lanterna, depois da derrota da equipe carioca, que foi a Santos e perdeu por 2x0.

O primeiro gol do peixe saiu aos 44 minutos do primeiro tempo, quando George Lucas cobra uma falta lançando para a área, e André de cabeça abre o placar na Vila Belmiro. O Segundo gol saiu aos 30 minutos do segundo tempo, em mais uma participação do lateral direito santista, que cobra mais uma falta e Paulo Henrique, o Ganso, cabeceia para marcar o segundo gol do peixe.



Já nos jogos das 18h30min de domingo, além da goleada de 4x0 do Inter, que será destacada em outro post, tivemos um jogo sensacional entre Vitória e Cruzeiro no Barradão. Com 2 minutos de jogo, a equipe mineira saiu na frente com Gilberto, aproveitando um rebote do goleiro Viáfara para abrir o placar. No segundo tempo, o Cruzeiro teve aos 19 minutos um pênalti em Fabrício, que Gilberto cobrou com categoria para fazer o segundo gol dos mineiros. Três minutos depois, o Vitória reagiu, e em uma cobrança de falta de Ramon, Roger aproveita de cabeça para descontar para os baianos. Aos 32 minutos, os mineiros fizeram o terceiro gol com Thiago Ribeiro, aproveitando o cruzamento de Fabrício. O Cruzeiro ainda teve o zagueiro Thiago Heleno expulso por conduta antidesportiva. Com vantagem numérica, e perdendo por 3x1, os baianos foram pra cima para uma reação, e aos 40 minutos, Ramon desconta para o Vitória. A pressão era muito grande, e aos 43 minutos, com um lindo gol de Roger, acertando de primeira no ângulo de Andrey. O Vitória poderia ter virado a partida, pois criou duas grandes chances, porém não conseguiu o gol da vitória.


Já o Grêmio conseguiu um empate contra o Botafogo no Rio. A equipe carioca saiu na frente com um gol de Reinaldo, recebendo um cruzamento de Lúcio Flávio, precisando dar dois chutes para marcar. Logo depois o Grêmio conseguiu um empate em um gol estranho. Perea aproveitou uma desatenção da defesa carioca e cruzou para Jonas que chuta na trave, a bola bate no jogador, e bate novamente no travessão, voltando para o jogador marcar o gol de empate.

No começo do segundo tempo a equipe carioca fica novamente em vantagem, com Reinaldo lançando Victor Simões, que cara a cara com o goleiro do Grêmio, marca o segundo gol botafoguense. O Grêmio reage aos 12 minutos, quando Mario Fernandes é lançado na ponta direita e faz o cruzamento para Jonas empatar a partida. Neste lance, foi visível que a bola saiu pela linha de fundo quando o lateral do Grêmio fez o cruzamento. A equipe carioca ainda teve um pênalti não marcado aos 18 minutos pelo árbitro Rodrigo Martins Cintra, quando a bola bate na mão de Adilson dentro da área gremista. Aos 27 minutos o tricolor gaúcho faria o seu gol da virada, com Souza tentando cruzar, e a bola passando por todos sem ninguém tocar, entrando no fundo das redes. O Botafogo ainda teve forças para reagir, com um gol de Leandro Guerreiro que bateu a bola dividindo com Réver, e a bola pega altura e vai no ângulo de Vitor. Com o empate o Grêmio fica em 9º com 32 pontos.


Nos jogos de Sábado, o Flamengo goleou o Santo André por 3x0 no Maracanã. Logo aos 8 minutos de jogo, o mengo abriu o placar com Denis Marques, aproveitando uma bola mal afastada da defesa do Santo André. O primeiro tempo ainda teve uma pausa, por falta de energia elétrica. Com a energia restabelecida, o Flamengo ampliou o placar aos 49 do primeiro tempo com Léo Moura de pênalti, que foi sofrido por Zé Roberto. No final do segundo tempo o urubu fez o terceiro gol quando Petkovic faz uma grande jogada e passa para Zé Roberto marcar o segundo dos cariocas.

Ainda pela rodada, o Coritiba terminou com a sequência de 11 jogos invicto do Avaí. Com uma vitória de 2x0 no Couto Pereira, com gols de Marcelinho Paraíba e Pereira, o coxa respira na competição com 25 pontos. Já o Náutico fez o dever de casa, e com uma goleada de 3x0, com gols de Carlinhos Bala, Michel e Derley, subiu para os 24 pontos, terminando a rodada em 17º lugar.

Na próxima quarta-feira, serão realizados dois jogos. O primeiro é Internacional contra o Atlético-MG no Beira Rio às 21h. É o último jogo atrasado, referente à Rodada 17, que o Internacional disputa, equilibrando com os demais times o número de jogos. Se o colorado vencer a partida, torna-se vencedor do Troféu Armando Nogueira, título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2009. Neste dia também inicia a 23ª rodada da competição, com o clássico entre Corinthians e Santos no Pacaembú. O jogo foi antecipado para atender os interesses da emissora que detém os direitos de transmissão na TV aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário