domingo, 15 de abril de 2012

Rosberg debuta e Mercedes desencanta na China


Na China, onde o sol hesita em não aparecer devido à grande névoa de poluição, o GP marcou a primeira vitória da carreira de Nico Rosberg na categoria, tirando um jejum de 57 anos de sua equipe Mercedes, que não comemorava uma vitória desde a época do multicampeão Fangio, em 1955. 

O GP teve 2/3 da duração marcados pelo alto desgaste de pneus, que fez com que a maioria dos pilotos utilizasse a estratégia de três paradas. Alguns pilotos, como o brasileiro Felipe Massa e Bruno Senna, largaram com pneus médios, que lhes proporcionaram um primeiro stint mais longo e uma parada a menos, ganhando várias posições nas primeiras voltas, pois alguns pilotos já haviam feito duas paradas em pouco mais de vinte voltas, pois largaram com os pneus macios e mantiveram a estratégia na primeira parada, permitindo que Felipe Massa pudesse liderar por algumas voltas, e proporcionando poucas disputas na pista e muitas paradas de box.

Na largada, Rosberg se manteve na ponta, sendo seguido por Schumacher até a primeira parada, onde a equipe Mercedes errou ao encaixar um de seus pneus no pitstop, que lhe obrigou a abandonar a prova. Nico optou pela estratégia de duas paradas, que o fez ter a vitória ameaçada na parte final da prova, quando Button tinha margem para efetuar o seu terceiro pitstop e voltar na frente. Porém a equipe McLaren acabou vacilando no pitstop do inglês, e acabou lhe tirando a possibilidade da vitória. 

As RBRs fizeram uma corrida consistente e discreta, que lhes proporcionaram terminar em quarto com Webber e quinto com Vettel. O atual bicampeão chegou a beliscar o terceiro lugar, porém já não tinha mais pneus nas últimas voltas, e foi facilmente ultrapassado por Hamilton, que acabou abocanhando o seu terceiro pódio sempre em terceiro lugar, que o deixou na liderança do campeonato com 45 pontos, dois a mais que o companheiro Button.

Na Ferrari, Alonso poderia ter tido uma melhor sorte, e chegou a sonhar com o pódio, porém sempre precisou andar mais que o carro, acabou errando e terminando a corrida em nono, enquanto que Massa não conseguiu negociar as ultrapassagens após a sua parada, e ficou encaixado no pelotão intermediário, e terminando em 13º e longe da zona de pontuação. O piloto vem transformando esta sua temporada em uma vergonha alheia, pois tirando as três equipes mais fracas, é o único piloto que ainda não marcou pontos no mundial, já que não terminou entre os dez primeiros em nenhuma das três provas.

Em contrapartida, a Williams fez uma grande corrida, terminando em sétimo com Bruno Senna e em oitavo com Maldonado. O brasileiro fez uma grande corrida, tendo uma sequencia de ultrapassagens na parte final da prova, e só não teve uma maior sorte, pois seus pneus se desgastaram e teve que administrar os pontos conquistados. Já a Renault teve problemas com Raikonnen na parte final da prova, enquanto que Grosjean fez os seus primeiros seis pontos na temporada com o sexto lugar.

No próximo fim de semana teremos o incerto GP do Bahrein, já que a pressão no país é forte em protesto à realização do GP e aos problemas políticos, o que deixa um ponto de interrogação no que poderá acontecer e se haverá a devida segurança aos pilotos e membros do circo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário