segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vettel confirma bicampeonato virtual em novo passeio

O mítico circuito italiano de Monza, palco da primeira vitória de Vettel na categoria, serviu como mais um cenário de passeio do alemão, que somou a sua oitava vitória nas treze etapas do Mundial 2011.

Porém Vettel nem foi o grande destaque da corrida, já que apareceu basicamente no início da prova e na bandeirada final. O início de prova resumiu-se às cinco voltas iniciais, onde em grande parte destas, os carros estava sob o regime de Safety-car devido a um strike proporcionado por Liuzzi, que escapou na grama paralela à reta dos boxes, vindo a acertar Riccardo, Petrov, Rosberg e D’Ambriosio e Barrichello na Variante Rettifilo, sendo que apenas o brasileiro conseguiu continuar no GP, após uma passada pelos boxes.

Vettel perdeu a posição para Alonso na largada, ficando três voltas atrás do espanhol em regime de bandeira amarela, vindo a ultrapassá-lo na quinta volta, quando conseguiu uma arrojada ultrapassagem por fora após a curva Di Lesmo, chegando a colocar o pneu na grama. Enquanto isso, seu companheiro de RBR se encontrava com Massa na mesma variante do strike, com o brasileiro vindo a rodar e cair lá para trás, enquanto o australiano perderia o bico e viria a bater logo depois, abandonando a prova e abrindo espaço no campeonato a seu companheiro de equipe.

As emoções ficaram reservadas por quem iria compor o pódio com Vettel. Inicialmente a briga era entre Hamilton e Schumacher, com o alemão passando o inglês da McLaren logo após a relargada, vindo a segurar o terceiro lugar até que Button, já livre de Massa e Webber, chegasse e ultrapassasse a dupla, com Hamilton só ganhando a posição do alemão quando os pneus da Mercedes se desgastaram.

Mais emoção somente após o segundo stint de paradas, quando os pilotos começaram a colocar os compostos mais duros, e que geraram um decréscimo de competitividade na Ferrari de Alonso, que veio a perder o segundo lugar para Button na 36ª volta. Alonso ainda viria receber uma pressão de Hamilton nas ultimas voltas em briga pelo ultimo lugar no pódio, porém conseguiria manter-se à frente do inglês, enquanto que a vitória ficou com Vettel, que jamais foi ameçado desde o momento em que retornou ao primeiro posto.

No mais, a prova reservou muitas trocas de posição entre o pelotão intermediário, com Massa chegando em sexto, Senna em nono e Barrichello em 12º. O Brasileiro da Lotus Renault fez uma corrida discreta, porém conseguiu marcar seus primeiros pontos na categoria.

Porém quem comemora mais é Vettel, que chegou aos 284 pontos e já abre 112 de vantagem para Alonso, segundo do mundial, enquanto que Button e Webber têm 167. Na pratica, o alemão precisaria apenas de 13 pontos de diferença sobre Alonso que garantiria matematicamente o titulo com seis rodadas de antecedência.

Bastaria apenas uma vitória ao alemão da RBR, onde Button e Webber não poderiam chegar em segundo e Alonso não poderia chegar em terceiro. Na prática, uma chegada nada anormal em Cingapura com Vettel, Hamilton, Button ou Webber e Alonso, daria matematicamente o mundial de pilotos ao atual campeão da categoria. Porém se isso não ocorrer, é quase certo um titulo na próxima etapa, em Suzuka no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário