Neste final de semana, a Formula 1 chega pela primeira vez à América na temporada. Montreal faz os telespectadores brasileiros se sentirem no ritmo real da categoria, com o horário de realização do GP próximo ao que é no Brasil.
Com 13 curvas em um traçado de 4.361m localizado na belíssima Ilha de Notre Dame, o circuito Gilles Villeneuve receberá pela 42ª vez a categoria máxima do Automobilismo. Recebe este nome, devido a uma homenagem ao piloto canadense vencedor da primeira etapa da história em 1978, que foi pai do também piloto Jaques Villeneuve, e, e que morreu tragicamente em 1982, nos treinos do GP da Bélgica em Zolder.
Michael Schumacher é o maior vencedor do Grande Premio, com vitórias em 1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2003 e 2004. Do circo atual, Alonso e Hamilton também venceram. A prova só não foi disputada em 2009, desde a sua estreia.
É um circuito de alta velocidade, mesclado com curvas fechadas e de baixa. Mesmo não sendo permanente, não é tão utilizado devido à localização ser pouco movimentada, o que lhe deixa com baixa aderência e acentua o desgaste de pneus. Favorece a quem tem o melhor motor e poder de retomada, com a utilização do KERS e da Asa móvel (DRS) devendo fazer a diferença nas retas.
Curtinhas do Canadá
Pirelli e seus pneus
A fornecedora de pneus da categoria enviou para Montreal os compostos macios e supermacios, que deverão proporcionar muitas ultrapassagens devido ao excessivo consumo de pneus e da pouca durabilidade dos compostos da Pirelli.
No ano anterior, foi a corrida com maior numero de ultrapassagens (61) quando a fornecedora ainda era a Bridgestone.
Duas áreas para uso do DRS
Pela primeira vez na temporada, será possível a ativação da Asa Traseira Flexível (DRS) em dois pontos do circuito durante a corrida, já que nos treinos é livre a utilização.
Desta forma, haverá a detecção da distancia entre os pilotos antes do hairpin Épingle, com o acionamento disponível na grande reta após o hairpin e também na reta dos boxes.
Alterações no Calendário 2011
A FIA anunciou nesta semana algo incomum na categoria, que foi o remanejamento de datas de um GP, mais precisamente o da Índia para o dia 11 de dezembro, deixando a sua data original (30 de outubro) em aberto, caso o Bahrein possa realizar o seu GP.
O remanejamento do GP, com o alongamento do calendário 2011, gerou várias criticas por parte das equipes, que utilizam o último mês do ano para dar férias a seus funcionários, o que acaba comprometendo o planejamento das escuderias.
Bahrein: Disputa Ecclestone x FOTA
A novela Bahrein ainda não terminou. A definição havia ficado para esta sexta-feira, o que acabou não ocorrendo, e com Bernie Ecclestone se dispondo dar mais tempo ao país para realizar o GP, cuja data seria no dia 30 de outubro.
O país ainda não resolveu seus problemas internos proporcionados pela população contra o regime monárquico, o que gera temores por parte das equipes, que puxadas pela FOTA, já sensibilizou o presidente da FIA, Jean Todt, em repensar a remarcação da corrida. As equipes alegam que além do clima de segurança não estar propicio à realização do GP, questões de logística também inviabilizariam a retomada do GP barenita, batendo de frente com o diretor comercial da categoria que quer por que quer a realização do GP.
Treinos Livres
Os treinos livres da sexta-feira ficaram marcados pelas batidas, incluindo a do líder do campeonato Sebastian Vettel. O piloto alemão encontrou o muro da entrada dos boxes, apelidado de muro dos campeões, destruindo a frente de seu RBR na primeira sessão, enquanto na segunda, foi a vez de Sutil, Kobayashi e D’Ambrosio amaciarem os muros do circuito.
Na primeira sessão, Rosberg foi o mais rápido, com Alonso marcando o segundo tempo e Schumacher em terceiro. Já na segunda sessão, foi a vez do espanhol da Ferrari terminar com o melhor tempo do dia, com 1min15s107. Vettel terminou em segundo enquanto que Massa ficou em terceiro.
Para o fim de semana, há a ameaça de chuva, que poderá ser intensa no horário da corrida segundo a previsão meteorológica. O terceiro treino livre será às 11h de Sábado, com o oficial realizado às 14h, que é o mesmo horário da corrida no domingo, levando em conta o horário de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário