Neste fim de semana, será realizada a segunda etapa da temporada 2011 da Formula 1, no circuito de Sepang, na Malásia. A grande expectativa fica por conta da Asa traseira flexível na reta de Sepang, que é maior que a de Melbourne. Porém talvez este artificio não possa ser utilizado, já que a meteorologia marca forte chuva para o fim de semana da corrida.
O Sepang Internacional Circuit está localizado na cidade de Sepang, na Malásia. A prova terá 56 voltas nos 5.543 metros, separados por 15 curvas. Será o 13º Grande Premio no circuito, que estreou em 1999 com vitória do então piloto da Ferrari Eddie Irvine. A escuderia de Maranello é a maior vencedora do circuito com cinco vezes, sendo três de Michael Schumacher, hoje na Mercedes. No ano passado, foi palco de uma dobradinha da RBR com vitória de Sebastian Vettel. A volta mais rápida é do colombiano Juan Pablo Montoya, com 1min34s223 em 2004, quando corria pela Williams.
Para este GP, a preocupação está na durabilidade dos pneus e também em relação à intensidade da chuva prevista. Como a corrida começa às 16h locais, poderá ter problemas com luminosidade ao fim da corrida, e esta ter que acabar mais cedo como fora em 2009. É previsto calor, o que em condições de pista seca, significaria um maior gasto dos pneus Pirelli na abrasiva pista, porém provavelmente veremos como os compostos de chuva da fornecedora desta temporada se comportarão, visto que foram poucos testes em chuva na pré-temporada.
Caso a chuva dê uma trégua, o uso da Asa traseira flexível será na duração da reta dos boxes, que tem mais de 1km de tamanho, seguindo as regras da categoria, onde o carro que está atrás a menos de 1s pode acionar o dispositivo no espaço pré-determinado. Outro diferencial será a utilização do KERS, pois o circuito conta com duas grandes retas, possibilitando uma utilização mais eficiente deste dispositivo. As RBRs continuam sem KERS, preferindo uma melhor distribuição do peso devido à arquitetura do RB7. Na primeira etapa o funcionamento destes dois componentes não funcionou como o esperado, mantendo a dificuldade de se fazer ultrapassagens. Um fracasso na Malásia, poria em risco a aposta da FIA nestes dois "adereços".
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Devido a enormes criticas em relação à visibilidade do tipo de pneu, a Pirelli resolveu marcar o composto macio com uma lista amarela, além da coloração diferenciada da empresa. Quando o carro estava na pista, era difícil a definição sobre qual composto o piloto utilizava, ao contrário do ano passado, em que a lista do pneu macio era visível. A fornecedora prevê uma média de quatro trocas de pneus em Sepang, devido à alta temperatura e a forte possibilidade de chuva.
O acidente de Sondermann em Interlagos também repercutiu no paddock, devido ao circuito brasileiro promover um dos Grandes Prêmios da temporada. Em 2003, Webber e Alonso se envolveram em acidentes na curva do café, a mesma aonde Sondermann e Sperafico vieram a falecer, porém os pilotos de F1 tem opiniões distintas a respeito de possíveis alterações no circuito brasileiro.
Webber é a favor da colocação de uma área de escape, assim como os pilotos brasileiros e a imprensa vem batendo nesta tecla desde o último domingo. Já Alonso, que na ocasião viria a pegar detritos do carro de Webber que o levariam a bater no muro interno da curva e obrigando a direção da prova a terminar a corrida em bandeira vermelha, é a favor da manutenção das condições atuais do circuito, pois não vê problemas na curva assim como ela está colocada. Porém o piloto vem se destacando em tecer opiniões contrárias à maioria, devendo ser voto vencido caso haja mesmo a mobilização para melhorar este ponto crítico do circuito de Interlagos.
Para o GP da Malásia, os treinos livres são quinta-feira às 23h, sexta-feira às 3h e sábado às 2h. O treino oficial que define o grid de largada é no sábado às 5h e a corrida está marcada para o mesmo horário, só que no domingo, levando em conta os horários de Brasília.
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