sábado, 13 de março de 2010

Vettel rouba a cena e é pole no Bahrein; Massa supera Alonso

A Red Bull roubou a cena, e largará na frente do GP do Bahrein que dá inicio à Temporada 2010 da Formula 1. O Alemão fez o tempo de 1min54s101, sendo 141 milésimos mais rápido que o brasileiro Felipe Massa, que apesar de andar atrás de Alonso durante praticamente todo o treino, acabou virando 366 milésimos mais rápido que o espanhol.

O treino foi marcado pela briga entre a Ferrari de Alonso e a Red Bull de Vettel. NO Q1, o espanhol foi mais rápido, com o alemão ficando 417 milésimos atrás. Já no Q2, foi a vez de Vettel dar o troco, ficando 289 milésimos na frente de Alonso, que foi o segundo. Porém no Q3 Massa entrou de intruso na briga, ficando com o segundo lugar e deixando o seu companheiro em terceiro.

Já a Mclaren que eu tinha como favorita pela pré-temporada que estava realizando ficou com o quarto tempo de Hamilton e o oitavo de Button. O veterano Schumacher, que ainda está se readaptando a Formula 1, largará no sétimo lugar, atrás de seu companheiro Rosberg que largará em quinto.

Já os brasileiros, Barrichello largará na 11ª posição, já que no Q2 acabou perdendo o lugar no Q3 para Button e Schumacher, que se classificaram no limite (9ª e 10º). Já os novatos Di Grassi e Senna largarão respectivamente nas 22ª e 23ª posições.

É uma nova Formula 1, que tem praticamente duas categorias distintas disputando. Uma com as equipes tradicionais, que vinham correndo até o ano passado, e a outra é com as novatas, que giram em média 5 segundos mais lento por volta. Há tempos não víamos uma formula um com tanta diferença de tempos entre as equipes, que geralmente ficavam um ou dois segundos atrás do líder.

No grupo da frente, a briga deverá ficar entre Red Bull e Ferrari, contrariando a minha previsão entre McLaren e Mercedes, que estão um degrau abaixo apesar do motor Mercedes continuar sendo o melhor da categoria.

A Hispania, que não fez pré-temporada e pouco conseguiu treinar, acabou cerca de 10 segundos atrás do tempo de Vettel. A equipe conta com equipamentos precários para a estreia, e tem pretensões de apenas terminar a corrida, devendo levar várias voltas dos líderes. As outras novatas andam no mesmo ritmo, devendo tomar voltas dos líderes nesta primeira etapa.

Na briga entre companheiros de equipe, Felipe Massa ganha moral em largar na frente de Alonso, que andou a maior parte dos treinos na frente do brasileiro. Schumacher está levando tempo de Rosberg, com a diferença ficando sempre na casa de 0,5s, com o heptacampeão conseguindo diminuir esta diferença no Q3.

Não há expectativas quanto ao peso dos carros, já que com a abolição do reabastecimento todos os carros usarão uma quantidade similar de combustível, dependendo é claro do consumo de cada motor. A única diferença está nos pneus, que os disputantes do Q3 terão que usar o mesmo pneu que garantiram o tempo da melhor volta da qualificação. A corrida está marcada para às 9h (horário de Brasília) de Domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário