A atuação desastrada de Elmo Resende na partida desta quarta-feira entre Palmeiras e Sport, que acabou em 2x2 está dando o que falar. Nas páginas esportivas dos jornais, sites e fóruns de discussão o assunto está sempre presente.
O gol de empate do Palmeiras, marcado por Danilo, que recebeu livre dentro da área e desviou de Magrão é o lance que incrimina o árbitro. Elmo Resente teria apitado impedimento antes da conclusão do lance e voltado atrás? Como escrevi ontem no post da partida, pelo som da Rede Globo ficou perfeitamente audível o som de um apito quando o zagueiro Danilo domina a bola. No áudio da Band, não é tão claro assim, porém dá para ouvir também. Afora isso, técnicos da Rede Globo, responsáveis pelas captações de áudio e de imagens confessaram ter ouvido o apito do árbitro. Ainda vendo pela TV, ficou clara a indisposição dos jogadores do Sport, principalmente do goleiro Magrão, em ir na bola.
Danilo estava em posição regular, visto que Elder Granja lhe dava condições. Porém nesse ponto não interessa saber se o jogador estava ou não estava impedido quando o árbitro apita, pois ele acaba finalizando a jogada por mais errado que estivesse. Isso não lhe daria o direito de voltar atrás na jogada. Agora resta saber o que vai acontecer? Se é que vai acontecer algo...
Em matéria no GloboEsporte.com, há a notícia da possibilidade da anulação da partida. O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que "a partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito". Um erro de direito seria o desconhecimento das regras por parte do árbitro/auxiliar. Isto é, se um juiz comete um erro de interpretação das regras do jogo ou se confessa que agiu dolosamente de má fé para beneficiar ou prejudicar alguma equipe. Neste caso, a anulação da partida seria válida caso o árbitro Elmo Resende confessasse que apitou impedimento, e erroneamente deu prosseguimento a jogada. O árbitro não deverá fazer isto, pois praticamente finalizaria com a sua carreira de árbitro.
O que pode e eu creio que deva acontecer é o procurador do STJD, Paulo Schmitt denunciar para a procuradoria o fato, e ele sendo julgado pelos auditores do tribunal. Para isto, o Sport deveria fazer uma representação formal junto ao órgão como parte prejudicada. Pode o jogo ser anulado? Creio que sim, pois haverá muita pressão nos bastidores para que isto aconteça, não por causa do Sport, e sim por causa do Palmeiras.
Neste caso o maior beneficiado não seria o Sport, e sim o seu adversário o Palmeiras. É notória a quase impossível chance do Sport se escapar do rebaixamento, pois precisa descontar 11 pontos em 12 possíveis. Já o Palmeiras, mesmo com o empate em lance irregular, acabou perdendo dois pontos e teria a chance de jogar novamente, a fim de ganhar os três pontos enfrentando um rebaixado Sport (creio que no final de semana os outros times irão vencer e definir a situação) e tirando vantagem do erro de Elmo Resende. Como há muito auditor torcedor ou aliado a dirigentes palmeirense no tribunal, além de torcedores de outros times (uma mão sempre lava a outra) creio que haverá uma forçação de barra em prol da impugnação da partida. Com isso teremos mais um Campeonato Brasileiro no tapetão e com jogos anulados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário