segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um brinde a mediocridade: Nenhum ponteiro vence na 29ª Rodada

Pela 29º Rodada do Campeonato Brasileiro, nenhum time presente no G4 venceu seu jogo, deixando a situação na ponta de cima inalterada. Nesta segunda-feira, o líder Palmeiras não aproveitou a vantagem e foi literalmente atropelado pelo Náutico nos Aflitos. A equipe, que foi beneficiada pelos tropeços dos adversários, não confirmou em campo a possibilidade de aumentar a diferença e tornar praticamente irreversível a conquista do Campeonato Brasileiro a seu favor, e proporcionou um vexame ao perder por 3x0 para o 18º colocado do certame nacional.

O jogo começou com o Náutico pressionando a equipe alviverde. O Palmeiras estava com um jogo burocrático, estudando o adversário, enquanto o Timbu aplicava uma correria no Verdão, e logo aos 6 minutos abriu o placar em uma cobrança de escanteio de Irênio, que Marcos afastou mal, e Cláudio Luiz pegou o rebote para colocar a equipe pernambucana na frente. O Palmeiras buscou a reação, e começou a ameaçar mais o Náutico, criando chances como uma meia bicicleta de Ortigoza que passou perto do gol aos 8 minutos. O Náutico seguia com o seu jogo rápido, e de uma forma alucinante envolvia a marcação do Palmeiras, e dando trabalho para o goleiro Marcos. Aos poucos a correria se transformou em cansaço, e o Palmeiras conseguiu equilibrar o jogo, criando chances para empatar a partida. No momento em que o Palmeiras jogava melhor que a equipe da casa, o Náutico na sua característica mais marcante deste jogo, atacou com rapidez e Carlinhos Bala cruzou para Bruno Mineiro completar para o gol.

O segundo tempo começou equilibrado, e bem disputado. O Palmeiras tentava pressionar o Náutico em busca do gol, enquanto o Náutico, com fôlego renovado, continuava com a sua característica da primeira etapa. O Palmeiras continuava sem conseguir criar grandes chances, enquanto o Náutico chegava com perigo. Muricy tentou mudar o Verdão com as entradas de Sandro Silva e Wendel nos lugares de Souza e Figueroa. As alterações não tiveram efeito desejado, pois logo depois o Náutico daria seu golpe fatal no Palmeiras, novamente com Bruno Mineiro, aproveitando uma cobrança de falta de Irênio, e marcando de cabeça em posição duvidosa o terceiro gol pernambucano. O Palmeiras sentiu o gol, porém foi para cima, no desespero, para tentar reduzir o vexame, enquanto o Náutico teve grandes chances nos contra-ataques para ampliar, prevalecendo a figura de Marcos, que evitou um vexame maior. Na próxima rodada o Verdão vai receber o Flamengo no Palestra Itália.


Na briga pelo G4, o Atlético Mineiro enfrentou seu rival Cruzeiro no Mineirão.

O clássico começou com o Cruzeiro melhor, avançando a marcação e chegando com força ao ataque, dificultando as investidas do Galo. Após perder algumas chances, o gol do Cruzeiro saiu logo aos 11 minutos da primeira etapa, quando Thiago Ribeiro cruza para Wellington paulista cabecear sozinho para o gol da Raposa. Depois do gol tomado, o Atlético acordou na partida, e passou a pressionar a Raposa, com Fábio garantindo a vantagem na primeira etapa.

O segundo tempo começou com o Cruzeiro usando uma postura mais defensiva, tentando segurar a vantagem, enquanto o Atlético partia para cima. Adilson Baptista tirou o meia Gilberto para a entrada do volante Eli Carlos. O Galo tinha mais posse de bola, e jogava na maior parte do tempo no campo do Cruzeiro, enquanto a equipe celeste apostava nos contra-ataques, porém sem sucesso. Celso Roth colocou os atacantes Alessandro e Pedro Oldoni em busca do empate, e a equipe deu trabalho ao goleiro Fábio. O tempo foi passando, a pressão atleticana estava virando desespero, e o Cruzeiro segurou uma importante vitória, que o fez subir quatro posições, terminando a rodada no 7º lugar. Já o Atlético se manteve no quarto lugar.


Já o Goiás jogou em casa contra o então lanterna Sport, buscando entrar novamente no G4. Em um jogo equilibrado, a equipe goiana saiu na frente com Léo Lima de cabeça aos 5 minutos do segundo tempo. Porém os pernambucanos, desesperados pela grande possibilidade de rebaixamento foram pra cima, e conseguiram o empate aos 37 minutos da segunda etapa com Luciano Henrique.

Nos demais jogos que encerraram a 29ª Rodada, o Santos não saiu do 0x0 diante do Vitória no Pacaembu. Já Botafogo e Avaí empataram em 2x2. A equipe catarinense saiu na frente, com gols de Emerson e William aos 38 e 44 minutos da primeira etapa. Porém no segundo tempo prevaleceu a a estrela de Victor Simões. O atacante botafoguense fez aos 19 e aos 23 minutos os gols que deram o empate ao Botafogo, deixando a equipe carioca 3 pontos à frente da primeira equipe da zona do rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário