quinta-feira, 1 de outubro de 2009

F1 chega à Suzuka próxima de definições

A Formula 1 está chegando neste final de semana no Japão, mais precisamente em Suzuka para a sua antepenultima corrida da temporada. A categoria está em fase de definição quanto ao mundial de pilotos, e poderá ter já neste fim de semana o seu campeão desta temporada, caso Jenson Button consiga 5 pontos a mais que seu companheiro de equipe, garantindo o título com duas provas de antecedência.

O Circuíto


O Suzuka Circuit é um circuíto localizado na cidade de Suzuka no Japão, e foi construído em 1962 para ser uma pista de testes da Honda. Foi elaborado em formato de um 8, onde o carro passa por um túnel, que é embaixo de uma ponte, e após pela ponte. É um circuito rápido e seletivo, que exigirá bastante a habilidade do piloto e do acerto do carro.

Entrou para a F1 em 1987, permanecendo na categoria até 2006, quando passaria a revezar com Fuji, porém isto de fato não aconteceu, e o GP do Japão de 2007 e 2008 foi em Fuji, enquanto o Autódromo de Suzuka estava passando por reformas. Com suas instalações completamente reformadas e modernizadas, o Circuito volta nesta temporada, e com a desistência de Fuji por problemas financeiros, continuará pelo menos pelas próximas 3 temporadas.

Suzuka foi palco de várias decisões de campeonato, como os inesquecíveis confrontos que decidiram título, como Senna e Prost 1989, onde o brasileiro precisava vencer a corrida para ainda ter chances de título, e o francês jogou seu carro em cima do brasileiro, que voltou a pista, chegou em primeiro porém foi desclassificado, dando o título à Prost. Porém a revanche ocorreu no ano seguinte, com o brasileiro e o francês se chocando novamente, e o título ficando com Senna, que se tornaria bicampeão mundial. Os pilotos que garantiram título em Suzuka foram Piquet (1987), Senna (1888, 1990, 1991), Prost (1989), Damon Hill (1996), Hakkinen (1998, 1999) e Schumacher (2000, 2003).

Acidente com Material da BMW

Um fato inusitado aconteceu em Suzuka com a BMW. Um contêiner que carregava motores de seus carros caiu de um caminhão, destruindo as caixas que envolviam os motores. A carga continha os oitavos motores novos de cada carro, e os motores extras. Os propulsores iriam ser usados nos treinos de sexta-feira. Resta saber o seu estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário