Neste final de semana a Formula 1 dirige suas atenções à cidade de Cingapura, pela 14ª etapa do Mundial 2009.
Depois de dias tensos pelo caso Renault, que culminou na exclusão de Briatore da categoria, além da suspensão de Symonds por cinco anos e deixar a Renault em condicional por dois anos, a categoria reserva briga dentro das pistas pelo título de 2009. Button está com 14 pontos a mais que Barrichello e é o amplo favorito ao título, porém o brasileiro cresceu muito nas últimas corridas, e promete uma briga acirrada na equipe Brawn pelo título de pilotos. Webber e Vettel têm chances apenas matemáticas, e devem ficar fora da briga já após esta etapa de Cingapura, caso não ganhem a prova.
O Circuito
O GP de Cingapura é realizado em uma pista de rua, com seu traçado localizado na Marina Bay, com 5.067m de extensão e 23 curvas. Sua primeira edição foi em 2008, caracterizando a primeira corrida noturna e a 800ª da história da categoria.
A prova continuará noturna neste ano, para agradar o publico europeu. Para que haja iluminação necessária foram instalados cerca de 1500 refletores durante o trajeto. Cada refletor, é cerca de quatro vezes mais potente que o de um estádio de futebol no padrão FIFA.
Por ser uma prova noturna, toda a rotina das equipes muda, visto que os treinos serão às 18h e 21h30min locais na sexta, o treino oficial será as 22h do sábado, e a corrida às 20h do domingo. Os pilotos, mecânicos e chefes de equipe terão que mudar a sua rotina de acordar cedo, e terem que trabalhar até altas horas da noite.
Pelo horário de Brasília, não haverá grande diferença de horários, com os treinos livres de sexta sendo às 7h e 10h30min da manhã, a classificação às 11h da manhã, e a corrida com largada no horário tradicional, às 9h. A diferença é de 11 horas no fuso de Brasília para Cingapura.
A corrida de 2008, ficará para sempre marcada pela batida forjada de Nelsinho Piquet, contribuindo para a vitória do seu companheiro de Renault Alonso. Rosberg e Hamilton fecharam o pódio. A volta mais rápida na corrida foi de Raikkonen com 1min45s599, porém a pole foi de Felipe Massa com 1min44s801. Também neste dia ocorreu um erro lamentável da Ferrari nos boxes, com a equipe liberando o carro de Felipe Massa, e este saíndo com a mangueira de combustível. Este fato ficou marcado, pois contribuiu para que o brasileiro perdesse o título do Mundial 2008.
A prova terá 61 voltas, e promete ser longa, pois em 2008 teve 1h57min, porém com a entrada do safety car por 2 vezes.
Renault em Apuros
A equipe Renaut vive seus dias negros, pois após ter o veredito de culpa na corrida de Cingapura da última temporada, e ver seu comandante Briatore banido da F1, a equipe ainda teve sérios prejuízos comerciais.
A equipe francesa perdeu dois patrocinadores importantes, dentre eles o principal, ocupado pelo banco holandês ING. O Outro foi a seguradora espanhola Mutua Madrileña. A razão para o rompimento imediato do contrato de patrocínio foi a confirmação de manipulação do resultado do GP de Cingapura de 2008.
Lucas De Grassi em sobreaviso
O piloto brasileiro Lucas de Grassi tem chances de correr em Cingapura. O piloto, que é reserva da Renault, e a primeira opção caso algum piloto titular não possa pilotar, pode ocupar o lugar do francês Romain Grosjean que se sentiu mal nesta quinta-feira, no circuito de Cingapura.
Depois de dias tensos pelo caso Renault, que culminou na exclusão de Briatore da categoria, além da suspensão de Symonds por cinco anos e deixar a Renault em condicional por dois anos, a categoria reserva briga dentro das pistas pelo título de 2009. Button está com 14 pontos a mais que Barrichello e é o amplo favorito ao título, porém o brasileiro cresceu muito nas últimas corridas, e promete uma briga acirrada na equipe Brawn pelo título de pilotos. Webber e Vettel têm chances apenas matemáticas, e devem ficar fora da briga já após esta etapa de Cingapura, caso não ganhem a prova.
O Circuito
O GP de Cingapura é realizado em uma pista de rua, com seu traçado localizado na Marina Bay, com 5.067m de extensão e 23 curvas. Sua primeira edição foi em 2008, caracterizando a primeira corrida noturna e a 800ª da história da categoria.
A prova continuará noturna neste ano, para agradar o publico europeu. Para que haja iluminação necessária foram instalados cerca de 1500 refletores durante o trajeto. Cada refletor, é cerca de quatro vezes mais potente que o de um estádio de futebol no padrão FIFA.
Por ser uma prova noturna, toda a rotina das equipes muda, visto que os treinos serão às 18h e 21h30min locais na sexta, o treino oficial será as 22h do sábado, e a corrida às 20h do domingo. Os pilotos, mecânicos e chefes de equipe terão que mudar a sua rotina de acordar cedo, e terem que trabalhar até altas horas da noite.
Pelo horário de Brasília, não haverá grande diferença de horários, com os treinos livres de sexta sendo às 7h e 10h30min da manhã, a classificação às 11h da manhã, e a corrida com largada no horário tradicional, às 9h. A diferença é de 11 horas no fuso de Brasília para Cingapura.
A corrida de 2008, ficará para sempre marcada pela batida forjada de Nelsinho Piquet, contribuindo para a vitória do seu companheiro de Renault Alonso. Rosberg e Hamilton fecharam o pódio. A volta mais rápida na corrida foi de Raikkonen com 1min45s599, porém a pole foi de Felipe Massa com 1min44s801. Também neste dia ocorreu um erro lamentável da Ferrari nos boxes, com a equipe liberando o carro de Felipe Massa, e este saíndo com a mangueira de combustível. Este fato ficou marcado, pois contribuiu para que o brasileiro perdesse o título do Mundial 2008.
A prova terá 61 voltas, e promete ser longa, pois em 2008 teve 1h57min, porém com a entrada do safety car por 2 vezes.
Renault em Apuros
A equipe Renaut vive seus dias negros, pois após ter o veredito de culpa na corrida de Cingapura da última temporada, e ver seu comandante Briatore banido da F1, a equipe ainda teve sérios prejuízos comerciais.
A equipe francesa perdeu dois patrocinadores importantes, dentre eles o principal, ocupado pelo banco holandês ING. O Outro foi a seguradora espanhola Mutua Madrileña. A razão para o rompimento imediato do contrato de patrocínio foi a confirmação de manipulação do resultado do GP de Cingapura de 2008.
Lucas De Grassi em sobreaviso
O piloto brasileiro Lucas de Grassi tem chances de correr em Cingapura. O piloto, que é reserva da Renault, e a primeira opção caso algum piloto titular não possa pilotar, pode ocupar o lugar do francês Romain Grosjean que se sentiu mal nesta quinta-feira, no circuito de Cingapura.
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