quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Formula 1 está em Cingapura

Neste final de semana a Formula 1 dirige suas atenções à cidade de Cingapura, pela 14ª etapa do Mundial 2009.

Depois de dias tensos pelo caso R
enault, que culminou na exclusão de Briatore da categoria, além da suspensão de Symonds por cinco anos e deixar a Renault em condicional por dois anos, a categoria reserva briga dentro das pistas pelo título de 2009. Button está com 14 pontos a mais que Barrichello e é o amplo favorito ao título, porém o brasileiro cresceu muito nas últimas corridas, e promete uma briga acirrada na equipe Brawn pelo título de pilotos. Webber e Vettel têm chances apenas matemáticas, e devem ficar fora da briga já após esta etapa de Cingapura, caso não ganhem a prova.


O Circuito

O GP de Cingapura é realizado em uma pista de rua, com seu traçado localizado na Marina Bay, com 5.067m de extensão e 23 curvas. Sua primeira edição foi em 2008, caracterizando a primeira corrida noturna e a 800ª da história da categoria.

A prova continuará noturna neste ano, para agradar o publico europeu. Para que haja iluminação necessária foram instalados cerca de 1500 refletores durante o trajeto. Cada refletor, é cerca de quatro vezes mais potente que o de um estádio de futebol no padrão FIFA.

Por ser uma prova noturna, toda a rotina das equipes muda, visto que os treinos serão às 18h e 21h30min locais na sexta, o treino oficial será as 22h do sábado, e a corrida às 20h do domingo. Os pilotos, mecânicos e chefes de equipe terão que mudar a sua rotina de acordar cedo, e terem que trabalhar até altas horas da noite.

Pelo horário de Brasília, não haverá grande diferença de horários, com os treinos livres de sexta sendo às 7h e 10h30min da manhã, a classificação às 11h da manhã, e a corrida com largada no horário tradicional, às 9h. A diferença é de 11 horas no fuso de Brasília para Cingapura.

A corrida de 2008, ficará para sempre marcada pela batida forjada de Nelsinho Piquet, contribuindo para a vitória do seu companheiro de Renault Alonso. Rosberg e Hamilton fecharam o pódio. A volta mais rápida na corrida foi de Raikkonen com 1min45s599, porém a pole foi de Felipe Massa com 1min44s801. Também neste dia ocorreu um erro lamentável da Ferrari nos boxes, com a equipe liberando o carro de Felipe Massa, e este saíndo com a mangueira de combustível. Este fato ficou marcado, pois contribuiu para que o brasileiro perdesse o título do Mundial 2008.

A prova terá 61 voltas, e promete ser longa, pois em
2008 teve 1h57min, porém com a entrada do safety car por 2 vezes.


Renault em Apuros


A equipe Renaut vive seus dias negros, pois após ter o veredito de culpa na corrida de Cingapura da última temporada, e ver seu comandante Briatore banido da F1, a equipe ainda teve sérios prejuízos comerciais.


A equipe francesa perdeu dois patrocinadores importantes, dentre eles o principal, ocupado pelo banco holandês ING. O Outro foi a segurad
ora espanhola Mutua Madrileña. A razão para o rompimento imediato do contrato de patrocínio foi a confirmação de manipulação do resultado do GP de Cingapura de 2008.


Lucas De Grassi em sobreaviso


O piloto brasileiro Lucas de Grassi tem chances de correr em Cingapura. O piloto, que é reserva da Renault, e a primeira opção caso algum pilo
to titular não possa pilotar, pode ocupar o lugar do francês Romain Grosjean que se sentiu mal nesta quinta-feira, no circuito de Cingapura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário