Estive lidando com problemas técnicos e particulares e por isso acabei não atualizando o blog nestes últimos dias como de costume. Mas agora, com tudo restabelecido, poderei debater os maiores fatos ocorridos, sendo que o mais importante foi o julgamento do caso da Renault.
Briatore banido, Symonds suspenso e Renault na condicional
Nesta segunda-feira foi realizado na sede da FIA a reunião no Conselho Mundial de Automobilismo, que analisou as provas documentadas e traçou o destino da equipe Renault após o fatídico acidente de 2008, em Cingapura. A reunião confirmou que o acidente foi premeditado, e decretou punições ao então chefe da Renault, Fabio Briatore, ao seu cúmplice, o engenheiro Pat Symonds, e a equipe envolvida, a Renault.
Briatore e Symonds, que haviam sido demitidos pela equipe na última semana, não compareceram ao Conselho, e foram responsabilizados pelo ocorrido. O agora ex-chefe da equipe foi banido da categoria, não podendo mais dirigir uma equipe em qualquer categoria chancelada pela FIA, e impossibilitado de comparecer a eventos da federação, como Grandes Prêmios da F1 e outras categorias. Symonds, por ser comandado, teve uma pena mais branda, de cinco anos de suspensão da categoria.
Já a equipe Renault, que iria ser punida de qualquer forma, teve a pena abrandada para dois anos de suspensão, sendo executada de uma forma condicional, isto é, a equipe será observada pelas próximas duas temporadas, e caso cometa novamente uma falta grave, será banida da categoria. Já Alonso não foi punido, pois não houve provas concretas sobre a sua culpa, e Nelsinho havia ganhado proteção por parte da FIA.
Especula-se que tenha havido um acordo entre a equipe e a FIA, sendo que a Renault demitiria Briatore e Symonds em troca de uma pena abrandada, pois a equipe é importante para o circo, pois é uma montadora e oferece motores para outras equipes, como a RBR e a STR, e sua saída seria prejudicial para a categoria, pois a Toyota se motivaria a sair junto, reduzindo ainda mais o número de montadoras e de fornecedores de motor. A FIA, na figura de Max Mosley, teria apenas o interesse de tirar Briatore da categoria, e então a decisão foi a melhor para todos os lados, com exceção é claro da dupla Symonds e Briatore.
Divulgado Calendário extra-oficial de 2010
Nesta segunda, também foi divulgado o calendário para 2010, ainda em caráter provisório. Ainda falta o término das negociações para a volta do GP do Canadá de 2010, em Montreal. O calendário está previsto com 19 etapas, com a estréia do GP da Coréia do Sul, em Yeongam, no dia 17/10.
As provas de abertura e encerramento também foram modificadas. O GP do Brasil, em Interlagos, encerrará o Mundial, enquanto o GP do Bahrein abrirá o calendário 2010, substituindo a Austrália que inicia o campeonato há várias temporadas.
Há ainda a possibilidade de Hockenheim não receber a temporada na próxima temporada por questões financeiras. Com a mudança do GP da Europa de Nurburgring para Valência em 2007, Hockenheim reveza com a outra pista alemã o GP da Alemanha.
Motores para 2010
Atendendo uma reclamação por parte das equipes, a FIA permitiu que fossem modificados os motores para a próxima temporada. Há algumas temporadas há o congelamento do desenvolvimento de motores, impedindo que as montadoras possam aperfeiçoá-los. Houve então após o GP de Monza, uma reclamação que o motor Mercedes, que equipa a McLaren, Brawn e Force India, estaria muito à frente em termos de potência.
A FIA decidiu que no lugar das outras montadoras melhorarem seus propulsores, a Mercedes terá que se adaptar às outras equipes, reduzindo a vantagem que tem a mais em termos de potência.
Testes para a Próxima Temporada
A FIA liberou para a próxima temporada um dia de testes para os pilotos que venham a ingressar com a temporada em andamento. Atualmente são proibidos os testes em meio à temporada, o que levou Michael Schumacher a desistir de correr com a Ferrari.
Briatore banido, Symonds suspenso e Renault na condicional
Nesta segunda-feira foi realizado na sede da FIA a reunião no Conselho Mundial de Automobilismo, que analisou as provas documentadas e traçou o destino da equipe Renault após o fatídico acidente de 2008, em Cingapura. A reunião confirmou que o acidente foi premeditado, e decretou punições ao então chefe da Renault, Fabio Briatore, ao seu cúmplice, o engenheiro Pat Symonds, e a equipe envolvida, a Renault.
Briatore e Symonds, que haviam sido demitidos pela equipe na última semana, não compareceram ao Conselho, e foram responsabilizados pelo ocorrido. O agora ex-chefe da equipe foi banido da categoria, não podendo mais dirigir uma equipe em qualquer categoria chancelada pela FIA, e impossibilitado de comparecer a eventos da federação, como Grandes Prêmios da F1 e outras categorias. Symonds, por ser comandado, teve uma pena mais branda, de cinco anos de suspensão da categoria.
Já a equipe Renault, que iria ser punida de qualquer forma, teve a pena abrandada para dois anos de suspensão, sendo executada de uma forma condicional, isto é, a equipe será observada pelas próximas duas temporadas, e caso cometa novamente uma falta grave, será banida da categoria. Já Alonso não foi punido, pois não houve provas concretas sobre a sua culpa, e Nelsinho havia ganhado proteção por parte da FIA.
Especula-se que tenha havido um acordo entre a equipe e a FIA, sendo que a Renault demitiria Briatore e Symonds em troca de uma pena abrandada, pois a equipe é importante para o circo, pois é uma montadora e oferece motores para outras equipes, como a RBR e a STR, e sua saída seria prejudicial para a categoria, pois a Toyota se motivaria a sair junto, reduzindo ainda mais o número de montadoras e de fornecedores de motor. A FIA, na figura de Max Mosley, teria apenas o interesse de tirar Briatore da categoria, e então a decisão foi a melhor para todos os lados, com exceção é claro da dupla Symonds e Briatore.
Divulgado Calendário extra-oficial de 2010
Nesta segunda, também foi divulgado o calendário para 2010, ainda em caráter provisório. Ainda falta o término das negociações para a volta do GP do Canadá de 2010, em Montreal. O calendário está previsto com 19 etapas, com a estréia do GP da Coréia do Sul, em Yeongam, no dia 17/10.
As provas de abertura e encerramento também foram modificadas. O GP do Brasil, em Interlagos, encerrará o Mundial, enquanto o GP do Bahrein abrirá o calendário 2010, substituindo a Austrália que inicia o campeonato há várias temporadas.
Há ainda a possibilidade de Hockenheim não receber a temporada na próxima temporada por questões financeiras. Com a mudança do GP da Europa de Nurburgring para Valência em 2007, Hockenheim reveza com a outra pista alemã o GP da Alemanha.
Motores para 2010
Atendendo uma reclamação por parte das equipes, a FIA permitiu que fossem modificados os motores para a próxima temporada. Há algumas temporadas há o congelamento do desenvolvimento de motores, impedindo que as montadoras possam aperfeiçoá-los. Houve então após o GP de Monza, uma reclamação que o motor Mercedes, que equipa a McLaren, Brawn e Force India, estaria muito à frente em termos de potência.
A FIA decidiu que no lugar das outras montadoras melhorarem seus propulsores, a Mercedes terá que se adaptar às outras equipes, reduzindo a vantagem que tem a mais em termos de potência.
Testes para a Próxima Temporada
A FIA liberou para a próxima temporada um dia de testes para os pilotos que venham a ingressar com a temporada em andamento. Atualmente são proibidos os testes em meio à temporada, o que levou Michael Schumacher a desistir de correr com a Ferrari.
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